19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoJosé Varela busca reencontro com os golos frente aos leões

José Varela busca reencontro com os golos frente aos leões

Jogador sadino, de 24 anos, é o melhor marcador da equipa com quatro golos

 

- PUB -

Quase quatro meses depois de ir a Alcochete vencer o Sporting B, por 1-0, o Vitória FC volta amanhã, a partir das 20:30 horas, a medir forças com os leões, desta vez no Estádio do Bonfim. Na partida da 15.ª jornada da série B da Liga 3, os setubalenses têm como objectivo repetir a conquista dos três pontos de forma a poderem consolidar o seu lugar entre o quarteto de equipas que terá acesso à fase de subida.

Para conseguirem levar a melhor sobre os sportinguistas, os vitorianos contam com a inspiração de José Varela, avançado que, a 19 de Setembro de 2021, assistido por Kamo Kamo, apontou de cabeça o golo que deu à equipa o triunfo da 4.ª jornada da prova, a primeira obtida fora de portas na presente temporada.

Com um total de quatro golos na Liga 3 em 11 encontros efectuados, o extremo cabo-verdiano, de 24 anos, lidera neste momento a lista de melhores marcadores sadinos, apesar de ter ficado em branco nas últimas três jornadas. Como qualquer atacante, José Varela vive de golos e está determinado a reencontrá-los o quanto antes de forma a ajudar a equipa a alcançar êxitos.

- PUB -

Além do golaço que marcou diante do Sporting B, na partida da primeira volta, o avançado facturou também por uma vez na goleada (5-2) com o Oliveira do Hospital (3.ª jornada), no empate (1-1) com o Cova da Piedade (10.ª) e no triunfo categórico (3-0) no reduto do Alverca na ronda seguinte. Pelo meio, o jogador também já tinha contribuído para a vitória, por 2-0, na casa do Vianense, em partida da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O segundo melhor marcador dos setubalenses na Liga 3, com três golos nas 10 partidas em que actuou, é uma baixa de vulto, uma vez que tinha sido decisivo em dois dos últimos jogos realizados pelo Vitória (bisou no 3-0 ao Alverca, a 8 de Dezembro, e marcou um dos golos no triunfo (2-1) sobre o Caldas, a 22 de Dezembro).

No ataque frente ao Sporting B, o treinador Pedro Gandaio não vai poder contar com o contributo de Frédéric Mendy, uma vez que o ponta-de-lança está ao serviço da Guiné-Bissau no Campeonato Africano das Nações (CAN). Anteontem, na estreia dos guineenses na prova, o atacante dos sadinos foi suplente no empate (0-0) com o Sudão na ronda inaugural do Grupo D, que é liderado pela Nigéria, selecção que venceu o Egipto (1-0) na outra partida da jornada.

- PUB -

Frédéric Mendy e a sua Guiné-Bissau, equipa que desperdiçou uma grande por Pelé perto do final da partida com os sudaneses, entram agora em acção, na 2.ª jornada do Grupo D, no sábado (19 horas) frente ao Egipto, treinado pelo português Carlos Queiroz. O derradeiro encontro dos guineenses nesta fase da competição está agendado para quarta-feira diante da Nigéria.

Dos 16 golos que o Vitória, que tem duas jornadas em atraso (U. Santarém e Oliveira do Hospital), contabiliza nas 12 partidas realizadas, outros cinco atletas têm o seu nome na lista de artilheiros da equipa: o avançado Zequinha, o médio Bruno Ventura e o defesa Bruno Bernardo (todos com dois golos cada), bem como os atacantes Kamo Kamo e Rodrigo Pereira, jovem luso que fez o golo que deu já em tempo de compensação a vitória (2-1) sobre o Caldas no último jogo realizado.

Do lote de jogadores que já marcaram golos em 2021/22, além da ausência certa de Frédéric Mendy, outros poderão continuar fora das opções do técnico. Falamos de Zequinha e Kamo Kamo, avançados que, devido a lesão, não jogam desde Agosto de 2021 e Novembro do mesmo ano, respectivamente.

Formação promove acção sobre ética no desporto

Entretanto, o departamento de futebol de formação do clube promove via ‘Zoom’, no sábado, pelas 21 horas, uma acção sobre “Ética no Desporto” que se subdivide em quatro capítulos, sendo que o deste fim-de-semana intitulado “Garantias legais das crianças e violência sexual contra crianças e jovens no desporto”. A iniciativa é dirigida a encarregados de educação, directores de equipa, treinadores da formação e atletas.

O plano de formações que tem vindo a ser promovido pela Formação vitoriana pretende dar continuidade ao trabalho realizado num clube que está classificado como entidade formadora de quatro estrelas. “O Vitória pretende garantir que todos os seus jovens jogadores receba, formação sustentada num plano complementar que constitua mais uma forma de enriquecimento pessoal, social e desportivo”, referem os responsáveis sadinos na nota emitida.

A inscrição para esta acção de formação, que tem como prelector José Pedro Pereira, embaixador da ética no desporto, será feita nos grupos WhatsApp das equipas de competição.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -