27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoEspecialistas da Europa e da Ásia debatem educação em meio prisional

Especialistas da Europa e da Ásia debatem educação em meio prisional

Certame é organizado pela Associação Portuguesa de Educação nas Prisões e dirigido a professores. Três dias de trabalhos no Cinema Teatro

 

- PUB -

Especialistas e representantes de instituições na área da educação em meio prisional da Europa e da Ásia vão reunir-se no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, entre 2 e 4 de Abril, no I Congresso Internacional “Rumos e Desafios” organizado pela Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP).

Trata-se de um evento de formação acreditada para professores, que visa o debate e a reflexão sobre práticas profissionais educacionais a desenvolver nos estabelecimentos prisionais. Ao longo dos três dias, o congresso vai permitir abordar diversas temáticas, divididas em cinco painéis.

O primeiro painel é subordinado ao tema “Educação nas Prisões: Portugal e o contexto Internacional” e incidirá numa análise relativa aos modelos de educação e formação profissional que têm sido dinamizados em contexto prisional.

- PUB -

“Educação e Formação de Adultos” é a temática do segundo painel, a ter lugar ainda no primeiro dia do evento – em discussão vão estar as potencialidades e os desafios da educação nas prisões, como programas, instituições envolvidas e o papel dos educadores.

O dia 3 arranca, pela manhã, com o painel “Saúde nas Prisões”, para análise do perfil psicológico de ofensores assim como de programas para prevenir comportamentos de risco e condutas (auto)destrutivas, entre outros. À tarde debatem-se “projectos e Trabalhos de Investigação”, com o objectivo de partilhar práticas de qualidade.

O último dia do evento fica reservado para um painel que tem como tema a “Reinserção”. O objectivo é debater programas e políticas que contribuam para o papel fundamental da educação para a reinserção na sociedade e o mercado de trabalho. O congresso encerra depois de serem apresentadas as conclusões dos três dias de trabalhos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -