28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoRicardo Bernardes vai apresentar moção por novo aeroporto a sul do Tejo...

Ricardo Bernardes vai apresentar moção por novo aeroporto a sul do Tejo no congresso do PS

Documento é subscrito por mais de uma centena e meia de militantes, entre os quais os presidentes das câmaras municipais de Montijo e Moita

O montijense Ricardo Bernardes vai apresentar no 24.º Congresso do Partido Socialista – que arranca esta sexta-feira e se estende até domingo próximo na FIL – uma moção sectorial a defender a construção do futuro aeroporto a sul do Tejo: ou na Base Aérea n.º 6 ou no Campo de Tiro de Alcochete.

- PUB -

O documento, segundo a comissão política do Montijo, é subscrito por “mais de uma centena e meia” de militantes de várias concelhias do partido, como “Montijo, Moita, Alcochete, Palmela, Barreiro, Setúbal, Seixal, Sines, Lisboa, Santiago do Cacém, entre outras”. E “exalta” o próximo Governo “a concluir tão rapidamente quanto possível o processo de decisão sobre a construção do novo aeroporto” e que “o mesmo se localize na margem sul do Tejo”.

“O texto da moção realça a importância deste investimento para a diminuição das assimetrias entre as duas margens, considerando a obra [como] ‘um factor de promoção de coesão dentro do território da Área Metropolitana de Lisboa e um novo impulso de desenvolvimento para a Península de Setúbal’, em qualquer das ‘localizações mais aventadas nos últimos anos (a Base Aérea n.º 6 ou o Campo de Tiro), porque ambas se localizam no concelho do Montijo e, portanto, a sul do Tejo”, informa a concelhia do Montijo, em comunicado.

“O autor da moção salienta que o novo aeroporto é ‘um investimento central para o País, para o nosso desenvolvimento e para o aproveitamento de todas as potencialidades que o crescimento do sector turístico possa trazer’, afirmando que não é possível ‘mais delongas, nem a procura utópica da solução perfeita'”, revela a estrutura montijense do PS.

- PUB -

“A moção recorda ainda que o PS Montijo sempre apoiou as opções de fixação do novo aeroporto na margem Sul do Tejo, consciente da importância para o concelho da localização de uma infra-estrutura aeroportuária no seu território, sem nunca descurar o interesse nacional, nem impondo, acriticamente, as suas visões políticas perante os estudos técnicos, recordando que a opção ‘Campo de Tiro’, para que aponta o relatório preliminar da Comissão Técnica Independente, continua a dar suporte à ideia de ter um aeroporto no  concelho do Montijo, pois boa parte daquele equipamento localiza-se na freguesia de Canha”, adianta.

Entre os subscritores estão “os presidentes das câmaras municipais do Montijo e Moita, Nuno Canta e Carlos Albino, a presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Catarina Marcelino, o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, e a deputada à Assembleia da República, Ana Santos”. Subscrevem ainda a moção “os vereadores da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva e José Manuel Santos, as vereadoras da Câmara da Moita, Sara Silva e Anabela Rosa, o vereador da Câmara Municipal de Almada, Filipe Pacheco, o vereador da Câmara de Sines, José Manuel Arsénio, e o presidente da Junta de Porto Covo, José Pedro Arsénio, entre muitos outros militantes”.

Ricardo Bernardes é militante do PS Montijo desde 2011, presidiu à Juventude Socialista local e foi vereador na Câmara Municipal do Montijo no mandato anterior, cargo que deixou em Outubro de 2020 para assumir as funções de subdirector da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. É ainda membro da Assembleia Municipal do Montijo e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -