27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela Desporto e APPACDM de Setúbal promovem congresso

Palmela Desporto e APPACDM de Setúbal promovem congresso

Iniciativa decorre de 4 a 13 de Dezembro em formato “on-line” e presencial, com acções de formação

 

- PUB -

A Palmela Desporto e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal promovem de 4 a 13 de Dezembro o I Congresso do Desporto Adaptado, que vai realizar-se em formato misto, “on-line” e presencial (no pavilhão e nas piscinas de Pinhal Novo, e no Cine-Teatro S. João em Palmela).

O evento, anunciou a Palmela Desporto, “inclui a acção de formação ‘Iniciação à Actividade Física e Desportiva em Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais’”, que será dinamizada “em formato ‘on-line’ nos dias 4, 6 e 13 e em formato presencial no Pavilhão Desportivo e Piscinas Municipais de Pinhal Novo, no dia 8”.

De permeio, no dia 7, os trabalhos decorrem “presencialmente no Cine-Teatro S. João em Palmela”, adianta a empresa municipal, que diz já ter confirmadas as participações de quase duas dezenas de nomes. A saber: “Ana Barradas, Ana Pereira, Beatriz Bastos, Carlota Cunha, Didia Lourenço, Eva Fernandes, Filipe Gonçalves, Francília Neto, Hugo Silva, José Barreto, Márcia Ferreira, Nuno Januário, Pedro Bártolo, Pedro Reis, Rita Patrício, Rita Santos, Simone Fragoso e Soraia Delgado”.

- PUB -

O evento é dirigido a “professores de educação física e ensino especial, técnicos da área do desporto e da reabilitação, técnicos das autarquias, clubes, instituições particulares de solidariedade social, estudantes e público em geral”, indica a Palmela Desporto. As acções dinamizadas ao longo da iniciativa, acrescenta, “são creditadas para treinadores de desporto e para a formação contínua de professores (grupos 260, 620, 910, 930)”.

A Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e o Centro de Formação Ordem de Santiago constituem-se como entidades parceiras do congresso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Natação Cinco campeões nacionais e uma mão de prata

- PUB -

Cinco medalhas de ouro e outras tantas de prata foi o saldo da participação dos atletas (ver foto ao lado) da Palmela Desporto no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, disputado no último sábado em Rio Maior.

Sagraram-se campeões nacionais João Cruz (em 100m bruços, aos 100m costas e 100m livres), Rafael Cristina (100m bruços) e Samuel Martins (400m livres). Foram vice-campeões nacionais Pedro Manito em S17 Absl (200m livres, 400m livres e 50m bruços) e Samuel Martins (50m livres e 100m livres). Duarte Gaspar, que também integrou a comitiva, conquistou o 5.º lugar nos 50m e nos 100m livres.

Em termos colectivos, a Palmela Desporto classificou-se no 8.º posto entre 35 clubes representados na competição.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -