30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioRegionalOrçamento de 105 milhões de euros é o maior da década

Orçamento de 105 milhões de euros é o maior da década

O presidente Joaquim Santos afirma que o Orçamento 2020 vai permitir concretizar vários investimentos, mas a oposição não afina pelo mesmo diapasão. Apenas o vereador independente disse estar contente com os investimentos previstos pela CDU

 

- PUB -

A Câmara do Seixal aprovou na última quinta-feira as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para o próximo ano, apenas com os votos da CDU, uma vez que os eleitos do PS e do BE, bem como o independente Manuel Pires, abstiveram-se. O Orçamento ascende a 105 055 milhões de euros e é o maior da última década.

Este orçamento vai “permitir concretizar um conjunto vasto de obras em equipamentos, espaços públicos ou infraestruturas, reforçando a oferta de serviços e a qualidade de vida que o concelho possui em áreas fundamentais como a educação, o apoio à terceira idade, a área social, o ambiente, a mobilidade e os transportes”, avançou o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, que explicou este aumento de investimento com os “resultados positivos da autarquia no domínio financeiro”.

Com o investimento público para 2020 superior a 25 milhões de euros destacam-se do documento 1,2 milhões de euros que serão canalizados para as forças humanitárias do concelho, enquanto 0,7 milhões irão para bem-estar animal, que incluirá a construção de um Centro de Recolha de Animais de Companhia.

- PUB -

1,4 milhões de euros estão destinados à remodelação da rede de abastecimento de água e à limpeza e higiene urbana, que se verá enriquecida em meios. Está previsto que o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro entre em funcionamento, enquanto será aberto concurso para a ampliação e requalificação do Centro Distribuidor de Água de Valverde

A mobilidade e transportes têm cativada uma verba de 3,6 milhões euros, enquanto cerca de 2 milhões de euros serão investidos no novo passe social intermodal e na rede de transportes colectivos, cuja oferta deverá crescer 65% no concelho;

Os trabalhos de manutenção, requalificação e ampliação dos estabelecimentos do ensino pré-escolar e básico representam 5,5 milhões de euros, e 3,1 milhões serão canalizados para o melhoramento e ampliação dos equipamentos desportivos e culturais.

- PUB -

O Plano e Orçamento identifica ainda o avanço da construção do Centro Internacional de Medalha Contemporânea e o lançamento do concurso para o Centro Cultural de Amora. Vão para a frente, também, a Piscina de Paio Pires, o Complexo Desportivo do Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal, o pavilhão do Portugal Cultura e Recreio e o Pavilhão Desportivo da Mundet, bem como a execução do projecto do Pavilhão de Fernão Ferro.

A habitação social e a ampliação da rede de apoio aos idosos terá ao seu dispor 2,8 milhões. Esta verba será repartida pelo processo de realojamento de Vale de Chícharos, lançamento do concurso para a edificação do Centro de Dia do Casal do Marco e creche da Associação dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal. Não fica de foro a apoio aos lares de idosos de Fernão Ferro, Corroios, Pinhal de Frades e Casal do Marco.

Quanto ao IMI volta a baixar em 2020, o que acontece pelo quinto ano consecutivo, e a factura da água vai continuar a mais baixa das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.

Na área da Saúde, a autarquia compromete-se a defender o direito dos cidadãos aos cuidados de saúde e exigir a construção do Hospital do Seixal, bem como a abertura de mais centros de saúde no concelho.

 

De que tem medo, presidente?

 

Na apresentação do Plano e Orçamento os vereadores da oposição confrontaram o presidente da Câmara por o documento só lhes ter chegado às mãos poucas horas antes de ser apreciado em reunião de Câmara. “De que tem medo, senhor presidente?”, perguntou o socialista Eduardo Rodrigues que atribuiu as boas finanças da Câmara devido à “política do Governo”.

Para a também socialista Elisabete Adrião este documento estratégico “é mais do mesmo”, enquanto o seu camarada de partido Marco Fernandes comentava que “este é um orçamento de paralisação”.

Por sua vez o independente Manuel Pires embora lamentando a entrega tardia do documento, confessou-se contente com a “atracção de investidores para o concelho” e “com as obras nas escolas”. Quanto ao bloquista Francisco Morais mostrou-se descontente com o facto de o Orçamento não consagrar nenhuma das propostas avançadas pelo seu partido.

 

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -