18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalCâmara aprova quase 2,5 M€ para requalificação de Arrentela

Câmara aprova quase 2,5 M€ para requalificação de Arrentela

O presidente Paulo Silva defende que os grandes investimentos são essenciais para a qualidade de vida da população

- PUB -

O passeio ribeirinho de Arrentela vai ser remodelado, assim como serão requalificados os espaços exteriores do núcleo urbano antigo da mesma localidade. A adjudicação da empreitada foi aprovada na última reunião de câmara do Seixal, como o executivo a decidir 2 377 441,82 euros para a execução que tem como prazo definido em 730 dias.

Ainda ao nível das grandes obras municipais, foi aprovada a adjudicação da empreitada de ampliação da Escola Básica N.º 1 de Paio Pires, pelo valor de 1 390 037,49 euros, com um prazo de execução de 365 dias.

“Estes grandes investimentos são essenciais, sendo que [a remodelação de áreas públicas de Arrentela] irá melhorar substancialmente a qualidade de vida dos habitantes [daquela localidade] e lugares circundantes”, comenta o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.

- PUB -

Quanto à segunda empreitada, o autarca refere que esta se trata de investimento “numa área tão sensível e pertinente como é a da educação, com a criação de uma escola que se assume como fundamental dado o crescimento da população da Aldeia de Paio Pires”.

Realização de projectos de intervenção comunitária

Na mesma reunião pública, os eleitos aprovaram um “apoio global de 110 945,10 euros” relativo ao pagamento de tranches previstas para o ano de 2022, a várias instituições da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

- PUB -

Esta verba vem no âmbito da aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência que prevê investimentos para apoio às comunidades desfavorecidas nas áreas metropolitanas. O objectivo da Câmara Municipal é “incentivar à realização de projectos de intervenção comunitária” nestes territórios.

Entre as instituições consideradas nesta verba, está a RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica para o “Programa de Alfabetização Literacia Digital para Crianças e Adultos / Sei – Oficinas para as Literacias”, Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral para o projecto “Bairro sem Cárie”, Sociedade Musical 5 de Outubro para o projecto de alfabetização musical “Há Música na Cucena” e Santa Casa da Misericórdia do Seixal para o projecto “Dinamização do Centro Comunitário da Cucena”, indica a autarquia em comunicado.

No mesmo âmbito, sublinha a mesma nota de Imprensa que foi “aprovado o apoio global de 66 475,92 euros”, relativo a tranches de 2022, a seis instituições da freguesia de Amora, nomeadamente: Clube Recreativo da Cruz de Pau para o projecto cultural “Orquestra Ligeira Horizonte”, RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica para o projecto “Programa Alfabetização, Literacia Digital para Crianças e Adultos / Sei – Oficinas para as Literacias”, Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral para o projecto “Bairro sem Cárie”, Movimento Democrático de Mulheres para o projecto “A Quinta da Princesa com Elas tem Vida” e Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas para o projecto “Eu, Tu e Tod@as da Quinta da Princesa”.

Casa do Educador e Residência Sénior recebem verbas

Nesta reunião, foi igualmente aprovado o apoio de 65 mil euros à Casa do Educador do Seixal para o projecto de um Equipamento de Residência Sénior, assim como um apoio de 14 890,00 euros à Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza para a implementação do segundo Plano de Valorização da Biodiversidade da Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços para 2023, o apoio de 1 200 euros ao Instituto Novo Ser – Associação com Intervenção Social e outro de mil euros em benefício da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.

O pacote de apoios financeiros contempla ainda o recente projecto Seixal Criativo com a comparticipação de 100 mil euros, nomeadamente à Associação Weekend Riders “de forma a consolidar parcerias que permitam o seu desenvolvimento e acompanhamento pedagógico e formativo”.

Relativamente aos apoios concedidos ao associativismo, foi aprovada uma verba de 100 mil euros para a Associação de Amigos do Pinhal do General para a construção do Complexo Desportivo do Pinhal do General, assim como 10 mil euros à Sociedade Filarmónica União Arrentelense, 7 514,29 euros à Sociedade Filarmónica União Seixalense e 1 250,00 euros ao Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas.

Electrão mantém gestão de sistemas integrados de resíduos

A Câmara Municipal do Seixal e a empresa Electrão vão manter activa a parceria para a manutenção da rede de Pontos Electrão já existente no concelho nomeadamente nos edifícios dos Serviços Centrais e dos Serviços Operacionais da câmara municipal.

Com a renovação do acordo, aprovado na última reunião pública de 2022, 21 de Dezembro, a Electrão continua responsável pela organização de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Equipamentos Electrónicos e Electrotécnicos.

Neste âmbito, foi também aprovado o protocolo de cooperação “Projecto Piloto de Recolha Porta a Porta de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos”, com uma duração inicial de seis meses, na freguesia de Corroios.

Foi também aprovado o projecto de regulamento municipal de apoio ao movimento associativo para a Instalação de Sistemas de Energia Renováveis, de forma a valorizar as boas práticas ambientais e contribuir para a descarbonização do concelho.

“O objectivo é incentivar as associações e colectividades a procederem à instalação de sistemas fotovoltaicos, sistemas solares térmicos, aquecimento de águas sanitárias a biomassa e outros sistemas inovadores de produção de energia com recurso a fontes renováveis, contribuindo ainda para uma maior sustentabilidade financeira das associações envolvidas”, explica a autarquia na mesma nota de Imprensa.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -