1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaUnião das freguesias vai coordenar diagnóstico da pobreza energética

União das freguesias vai coordenar diagnóstico da pobreza energética

Programa da União Europeia escolheu projecto moitense, um dos dois em Portugal, para integrar lista de 28 propostas escolhidas

 

- PUB -

A União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, em conjunto com a Unidade de Saúde Familiar “Querer Mais” (USF), vão coordenar um projecto de diagnóstico de pobreza energética envolvendo o centro de saúde local.

A iniciativa foi candidata ao organismo Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), projecto da União Europeia (UE) cujo principal objectivo é apoiar o processo de combate à pobreza energética. No âmbito da mitigação da pobreza energética a nível local esta foi uma das duas propostas portuguesas eleitas – entre uma lista de 49 municípios e regiões de 12 países da Europa – que integrou o leque das 28 iniciativas escolhidas.

“Esta colaboração tem como missão capacitar os governos locais, fornecendo-lhes a assistência técnica necessária para alcançar resultados tangíveis e com impacto. Ao abordar a questão da pobreza energética nas suas comunidades, estes municípios estão a abrir caminho para que outros sigam o exemplo e se envolvam em iniciativas semelhantes”, refere o site da EPAH. João Pedro Gouveia, do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE FCT-NOVA) e parceiro do EPAH, disse à revista Edifícios e Energia que este é “um projecto altamente inovador, mesmo a nível europeu, e claramente a nível nacional”.

- PUB -

“Este explora a ligação entre a pobreza energética e os impactos na saúde, bem como o papel dos médicos, que pode ser importante para referenciação de casos e diagnóstico do problema”, acrescenta. Com a aplicação desta proposta “os clínicos poderão encaminhar os utentes para plataformas de diversas redes que, depois, tentarão ajudar as pessoas com vulnerabilidades ligadas ao desconforto térmico, ao frio, ou ao calor”, explica também João Pedro Gouveia.

Além das freguesias e da USF a candidatura europeia teve o apoio da Agência Regional S. Energia e da Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -