27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraFundos comunitários ajudam a reerguer Capela de São Sebastião agora aberta aos...

Fundos comunitários ajudam a reerguer Capela de São Sebastião agora aberta aos munícipes

Francisco Jesus abre portas para que espaço acolha “artes contemporâneas, residências artísticas e exposições”

 

- PUB -

Depois de longos anos de espera e intervenção a Capela de São Sebastião já se encontra de portas abertas e muitas são as expectativas para que aquele local possa não só receber os habitantes devotos da vila, mas também para que acolha eventos e actividades de vários meios artísticos.

Armindo Pombo, arquitecto responsável pela equipa de reabilitação do espaço e integrante da Unidade Técnica de Dinamização de Projectos Municipais, esteve ao lado de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, no momento de descerramento da placa que abria as honras do local religioso há muito esperado pelos residentes sesimbrenses.

Durante a sua intervenção o édil ‘abriu portas’ para que, já a partir de 2024, a capela possa acolher eventos artísticos.

- PUB -

“É um espaço que é também da comunidade, um espaço que deve ser para os artistas, para o público em geral, não só uma referência aqui no concelho. Este espaço é perfeito para termos aqui artes contemporâneas, residências artísticas, exposições e outros eventos culturais. Vamos esperar pelo ano de 2024 porque a programação também tem de ser gerida pela Paróquia de Santiago”.

Ao considerar que este local foi agora devolvido aos munícipes, Francisco Jesus focou o aspecto da reabilitação urbana e deixou uma mensagem a todos os que passaram pelo executivo sesimbrense e agradeceu por nunca terem deixado de lado o investimento neste sector.

“Uma nota muito especial para todos os eleitos do município de Sesimbra porque independentemente das suas simpatias político-partidárias, efectivamente temos de reconhecer que ao longo dos anos – e são muitos anos – os eleitos que estiveram aqui em Sesimbra nunca se têm esquecido da reabilitação do património”.

- PUB -

Na cerimónia marcou também presença Cristina Conceição, da Divisão de Cultura, que fez uma breve passagem pelo contexto histórico-cultural de um espaço que remonta ao século XIII, complementando Armindo Pombo que logo ao início deu a conhecer os ‘cantos da casa’.

Luís Ferreira, da Unidade de Estudos e Candidaturas, falou sobre os números envolvidos nesta operação autárquica. Já ontem a Capela de São Sebastião recebeu o primeiro evento, pelas 15 horas, onde se assistiu ao lançamento da reedição do livro “29 Meses de Trabalho”, uma homenagem aos já falecidos eleitos daquela câmara municipal e também uma comemoração dos 47 anos das primeiras eleições autárquicas no País.

Espaço religioso teve apoios da União Europeia

Luís Ferreira revelou que os vários projectos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Sesimbra (PEDU) datam o início em Dezembro de 2016 e só em Junho de 2023 estavam finalizados. Com isto a Câmara Municipal de Sesimbra “considerou uma verba de candidatura na ordem dos 4 milhões e 55 mil euros, deste valor conseguiu-se que ficasse elegível para financiamento 2,9 ME – o que corresponde a 72% da despesa total – no fim conseguiu-se um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) na ordem de 1 milhão e 629 mil euros – o que corresponde a 56%”.

Assim as verbas autárquicas conjugaram-se com dinheiros de fundos comunitários para edificar a Capela de São Sebastião e entregá-la de novo aos munícipes sesimbrenses. Falamos da candidatura que a câmara municipal fez ao programa Portugal 2020 – organismo que junta o Governo e a Comissão Europeia em apoios que visem o desenvolvimento económico, social e territorial do país entre os anos 2014 e 2020.

Assim surge o PEDU de Sesimbra, para onde é apontada uma verba de 4,9 milhões de euros, e onde estava previsto a “construção de uma rede de percursos pedonais e cicláveis por todo o concelho, o restauro da Capela de São Sebastião, a recuperação da Mata de Sesimbra e ligação ao Largo 2 de Abril, com a reconversão urbana deste Largo e da envolvente e o melhoramento em bairros sociais”, explica o site da autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -