26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalComandante Distrital de Operações de Socorro afirma que batalha contra a Covid-19...

Comandante Distrital de Operações de Socorro afirma que batalha contra a Covid-19 “ainda não está ganha”

DGS garante que “não há um grande surto” no distrito, mas sim “vários pequenos focos”

 

- PUB -

Os relatórios de situação epidemiológica da Direcção-Geral da Saúde (DGS) indicam que o distrito de Setúbal cresceu mais em novos casos diários do que o distrito do Porto. Nos últimos três dias (de 22 a 25 de Maio) o número de infectados no Porto estabilizou nos 1 347, enquanto que Setúbal registou um aumento de 87 novos casos, atingindo ontem um total de 1 335.

Apesar destes números, a directora-geral da Saúde, Graças Freitas, garante que “não há um grande surto” no distrito de Setúbal e “não há um padrão de uma epidemia em curso. Há, sim, pequenos contextos, localizados, e alguns casos são casos isolados em ambiente familiar e domiciliário”.

Perante este cenário, o líder do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS), Elísio Oliveira, alerta as populações para “não baixarem os braços e não perderem tudo o que conquistaram até agora. É essencial manter o uso de máscara e o distanciamento social, por mais difícil que este último possa ser, porque a batalha ainda não acabou, nem está ganha”, defende.

- PUB -

Quanto à possibilidade de a Protecção Civil estabelecer planos de contingência mais rígidos para conter a Covid-19 na região, Elísio Oliveira comenta que o dispositivo “já está no máximo, a nível distrital e local, com planos de alerta activos em todos os concelhos e todas as medidas possíveis no terreno”.

O empenho total de meios tem sido seguido também pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, que garante “desde o primeiro dia do combate à Covid-19, uma resposta máxima, quer ao nível da saúde, quer da assistência operacional”, num concelho que está entre os quatro mais afectados do distrito.
Aliás, o Barreiro é o concelho da região com maior número de infectados por mil habitantes.

Para Frederico Rosa “não é nenhuma novidade que o Barreiro é um concelho de risco, devido à densidade populacional elevada, população envelhecida e, por outro lado, mantendo uma população activa com mobilidade diária para Lisboa, por questões profissionais”. Motivos que levam o autarca a afirmar que, “o rácio de crescimento Covid-19 está de acordo com o cenário projectado”.

- PUB -

Para já não está previsto um pla- no reforçado no concelho do Barreiro e Frederico Rosa repete o apelo já lançado pelo CDOS: “é preciso que a população cumpra a sua parte, tal como tem cumprido até agora e nos ajude a fazer o nosso trabalho, como tem ajudado até agora”.

Uma união entre sociedade civil, autarquia e Serviço Nacional de Saúde, que já permitiu “alcançar mais de 120 recuperados de Covid-19 no concelho do Barreiro”.
Almada, Seixal e Moita também com contágio elevado

Desde há duas semanas, os concelhos de Almada, Seixal, Moita e Barreiro são os que registam as subidas mais acentuadas do distrito. E nos últimos três dias, o Seixal foi o concelho que registou maior aumento de casos, com mais 27 pessoas infectadas por Covid-19, 318 no total.

Em Almada existiam ontem 352 casos, seguindo-se o Barreiro, com 203 e Moita, com 141 infectados.

Por sua vez, o Montijo estabilizou nos 116 portadores da nova pandemia, enquanto Setúbal viu o número de casos subir para 88, depois de manter 83 casos desde dia 20 de Maio.

Sesimbra conta com 32 casos e Palmela, com 27 desde dia 23 de Maio. Alcochete mantém os mesmos 23 infectados desde quarta-feira, assim como Santiago do Cacém estabilizou nos 17 casos, durante sete dias.

Os concelhos com menos infectados continuam a ser Grândola, com 11, e Alcácer do Sal, com sete. Sines continua sem casos registados.

Maria Carolina Coelho
Ana Martins Ventura
Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -