27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeVacinação contra a covid-19 e gripe sazonal com grande adesão nas farmácias...

Vacinação contra a covid-19 e gripe sazonal com grande adesão nas farmácias de Setúbal

Dupla vacinação nas farmácias começou na sexta-feira para utentes com 60 ou mais anos e, por agora, tudo corre bem

- PUB -

A co-vacinação contra a covid-19 e gripe sazonal começou a ser administrada nas farmácias comunitárias a pessoas com 60 ou mais anos na passada sexta-feira, 29 de Setembro, e no concelho de Setúbal os primeiros dados indicam que a adesão dos utentes nesta faixa etária está acima do esperado.

Nas farmácias da cidade contactadas por O SETUBALENSE, a meio da tarde de sexta-feira, o número de imunizações rondava, em cada uma, entre 20 a 40 pessoas, sendo que a maior parte optou por receber as duas vacinas, contra a covid-19 e gripe sazonal.

Este é o primeiro ano em que a campanha de vacinação contra a covid-19 para estes utentes está apenas a cargo das farmácias comunitárias, e a única questão que tem sido apontada pelos directores técnicos é a dificuldade em conseguir articular o número de agendamentos com o de doses até agora recebidas.

- PUB -

“Vamos receber vacinas de semana-a-semana. Temos muitas vacinações já agendadas e não há stock para todas. Isto acontece com todas as farmácias do País”, diz a directora técnica da Farmácia Monte Belo, Graciete Silva. Farmácia que no primeiro dia da campanha vacinou 44 utentes, sendo a maioria foi com as duas vacinas e, na manhã de sábado, foram 12 pessoas. “Algumas preferem fazer um intervalo entre as duas imunizações”, refere.

A questão do atraso na entrega de vacinas às farmácias é que apesar ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurar que Portugal comprou o número de vacinas necessária para vacinar todos os portugueses que têm indicação médica, as empresas, fora do País, que fornecem estas vacinas adaptadas às novas estirpes não o estão a fazer ao ritmo esperado.

“Houve um atraso em relação ao planeado quanto às quantidades iniciais de vacinas a receber; mas não é grave, dentro de dias estará resolvido”, considera Miguel Louro, director técnico da Farmácia Louro que, na tarde de sexta-feira, já tinha vacinado 24 pessoas, embora quatro delas tivessem optado apenas por uma vacina.

- PUB -

“Esperava uma resistência menor a receberem as duas vacinas, mas isso é um hábito, há pessoas que nunca apanharam a da gripe”, acrescenta Miguel Louro. Mesmo assim confirma: “Está a correr muito bem”.

O planeamento tem sido a chave para as farmácias gerirem o número de vacinas com o de pessoas já agendadas, reduzindo não só o tempo de espera, mas também reduzindo o número de doses desperdiçadas. Em geral, a regra tem sido fazer agendamentos de 15 em 15 minutos e contar que cada ampola da vacina contra a covid-19 tem seis doses.

Uma das que está a fazer esta programação é a Farmácia Costa, na baixa da cidade de Setúbal. “Estamos a fazer agendamentos de 15 em 15 minutos, e com isso conseguimos não ter filas de espera”. Ao mesmo tempo, “contamos o número de doses para não termos desperdícios”. Também aqui as pessoas têm aderido maioritariamente à co-vacinação. “Das 35 inoculações que já fizemos – na sexta-feira a seguir ao almoço – 30 delas foi com as duas vacinas”, diz o director técnico António Sousa Sias.

Entretanto, reforça que a co-vacinação é administrada apenas nas farmácias comunitárias, e sempre gratuita, para pessoas com 60 ou mais anos. As outras pessoas com idade abaixo deste escalão, mas com problemas de saúde que recomendam a vacinação, terão de o fazer nos centros de saúde.

“A vacinação ocorrerá em paralelo, por critério de idade, nas farmácias comunitárias, e por critério de patologias de risco, com menos de 60 anos, nas unidades do Serviço Nacional e Saúde”, refere a norma sobre a covid-19 assinada pelo subdiretor-geral da Saúde em substituição, André Peralta Santos.

Entretanto, Andrea Ammon, directora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a 21 de Setembro, alertava que “é importante que os grupos prioritários sejam vacinados contra a covid-19 e a gripe, em linha com as recomendações nacionais, e devem ser consideradas campanhas combinadas de vacinação no Outono. O foco deve ser na vacinação de pessoas que correm maior risco de contrair doenças graves causadas pela gripe e pela covid-19, incluindo indivíduos mais velhos, pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos e doenças subjacentes, independentemente da idade, bem como aquelas que estão grávidas”.

Estima o ECDC que “uma elevada taxa de adesão à vacina da covid-19 das pessoas com mais de 60 anos pode prevenir entre 21% e 32% de hospitalizações”.

Quase todas aderem à campanha +60

Embora esteja a ser recomendado pelos serviços centrais de saúde que as pessoas com 60 ou mais anos façam o agendamento para a vacinação através do site Farmácias Portuguesas, recebendo posteriormente um SMS com a farmácia e a hora onde se devem dirigir, a indicação de algumas farmácias é que este não será o melhor método.

“Tem existido algum problema com agendamento online. É preferível que as pessoas o façam directamente na farmácia”, diz Miguel Louro, director técnico da farmácia Louro.

Ao mesmo tempo, a lista disponibilizada pelo site Farmácias Portuguesas sobre as farmácias que fazem a dupla vacinação no concelho de Setúbal, não bate certo com aquilo que O SETUBALENSE apurou, a indicação é que praticamente todas aderiram à campanha de vacinação. De fora, terão ficado, até agora, apenas duas, sendo uma delas a Farmácia Marques, por uma questão de reorganização de espaço.

No site, e até ao início da tarde de ontem, domingo, as farmácias indicadas com co-vacinação eram as farmácias das Pontes, Louro, Monte Belo, Santiago e Viso. Ou seja, apenas cinco das 24 que existem na cidade (30 em todo o concelho contando com Azeitão), inclusivamente, a farmácia Costa com contactada por O SETUBALENSE não está nesta lista.

Com as farmácias a terem de se candidatar para esta campanha de vacinação até 23 de Setembro, uma das hipóteses é não ter havido tempo suficiente para essa actualização, no site. É o que supõe António Sousa Sias, da Farmácia Costa. Mas sua convicção é que “praticamente todas estão a fazer a vacinação com as duas doses”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -