28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeCaminhos e locais de Zeca em Setúbal publicados em roteiro

Caminhos e locais de Zeca em Setúbal publicados em roteiro

A Associação José Afonso vai ligar os 90 anos do nascimento do poeta-cantor ao 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974. A pr3ogramação está a ser trabalhada, mas já se destaca um roteiro sobre os caminhos e locais de Zeca em Setúbal e concertos em sua homenagem

 

- PUB -

 

Onde morou Zeca Afonso na cidade de Setúbal? Que cafés e locais mais frequentou? Quem eram os seus compagnon de route? Como atravessou o período da Revolução do 25 de Abril de 1974 em Setúbal?

São questões que terão resposta em meados de Agosto, o mais perto possível de dia 2, pelo aniversário do poeta-cantor, com a publicação do roteiro “Os lugares do Zeca na Geografia da Cidade. A ideia para este livro partiu da Associação José Afonso (AJA) que convidou Albérico Afonso, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, com a intensão de assinalar os 90 anos do nascimento de Zeca Afonso.

- PUB -

Para além desta data, João Madeira, da direcção da AJA, afirma também o objectivo de assinalar os 45 anos do 25 de Abril de 1974. Duas datas redondas que a associação quer “manter ligadas” com um programa de comemorações que passam por Setúbal e Lisboa, para além das 14 cidades portuguesas e 2 no estrangeiro onde tem núcleos.

“Zeca está entranhado na nossa terra e na memória de todos”, diz Francisco Fanhais, um dos seus companheiros mais próximos. Para além roteiro, que terá grafismo de Teófilo Duarte, o programa inclui um concerto de ar livre em Setúbal. A data e local ainda não estão definidos, mas no palco vão estar companheiros de estrada, estúdio e vida do poeta, andarilho e cantor que nasceu em Aveiro, estudou em Coimbra e foi professor em várias cidades, entre elas Setúbal.

Em 1967 começa a ligação de Zeca Afonso a Setúbal onde veio a morrer aos 57 anos, a 23 de Fevereiro de 1987. Veio nomeado professor no Liceu de Setúbal, mas só leccionou durante o primeiro período. “As elites locais e o regime fizeram com que fosse expulso. Muitos pais consideravam-no prejudicial para a educação dos seus filhos”, diz Albérico Afonso que descreve um trecho sobre o afastamento do professor Zeca: “O Dr. José Afonso é uma figura do máximo inconveniente, notório colaborador da traição à pátria, no abandono das nossas províncias ultramarinas e na destruição moral dos combatentes”.

- PUB -

 

Amigos e leitura foram fonte para roteiro

E daqui o roteiro que terá georreferenciação por app para telemóvel, vai passar por locais que marcaram o poeta-cantor e por ele foram marcados. Albérico Afonso adianta alguns dos mais de 40 lugares que vai referir no roteiro, devendo ser alguns deles acompanhado por fotografia. Caso dos cafés Tamar, Central e Beijamim, assim como a Tasca Secreta. Mas o local mais marcante foi o Círculo Cultural.

Fundado em 1968, sendo Zeca Afonso um dos fundadores, o Círculo Cultural fez história na cidade de Setúbal. Foi ali que muitos aprenderam a ler, foi ali que se fez oposição à ditadura, foi ali que se viveu o pós 25 de Abril de 1974 e se definiram políticas. Foi ali que ele foi professor sem nada ganhar, que sociabilizou e também teve seguidores, muitos deles jovens. Onde Zeca “foi um elemento equilibrador”, diz Alberto Afonso.

Para além do Círculo Cultural; “um dos locais mais marcantes”, o autor vai inscrever no roteiro a sede da PIDE, em Setúbal. “Foi levado lá umas 10 vezes”, conta. “Uma das vezes foram-no buscar a casa, no Quebedo, para o Bairro Salgado”, onde era a sede da polícia política da ditadura.

No roteiro vão estar ainda referenciadas as cinco casas onde Zeca morou, os caminhos que com mais frequência percorreu e também as suas canções. Tudo elementos que o autor recolheu em literatura, jornais, nos arquivos da PIDE e escritos do próprio Zeca. Também em entrevistas de quem com ele conviveu, como Carlos Tavares da Silva, Quaresma Rosa, Jorge e Carlos Luz, Henrique Guerreiro e também a mulher Zélia e a filha Helena.

Do programa constam ainda performances, exposições de capas de edições discográficas pouco conhecidas de José Afonso, mostra que será a partir de 21 de Abril, na Casa da Cultura de Setúbal, e tertúlias à volta da sua obra, a 28 de Abril e 26 de Maio. Os públicos jovens também têm acções para eles direccionadas como teatro e oficinas sobre a obra do poeta-cantor. Para ler e ouvir Zeca Afonso está marcada para 28 de Julho, na Casa da Cultura uma conferência por Octávio Fonseca.

Ainda em data a confirmar vai acontecer o Concerto de Homenagem a Rui Pato, que durante os anos 60 o acompanhou em muitas actuações pelo pais. Será em Lisboa e integra a programação a nível nacional das comemorações.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -