28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
Início168º aniversárioSeis momentos onde a gastronomia, a música e a literatura tomam conta...

Seis momentos onde a gastronomia, a música e a literatura tomam conta da cidade

São actividades para todas as idades e distribuem-se ao longo do ano para preencher a agenda cultural da Vila Morena

 

- PUB -

De uma ponta à outra do concelho não faltam iniciativas que vão desde a literatura, a música, a gastronomia, e até se levam eventos ao estabelecimento prisional.

O jazz apresenta-se como um estilo musical dominante durante um certame que se divide em várias fases durante o ano – falamos do Grândola, Vila Jazz. O chocolate é uma iguaria que promete ser de comer e chorar por mais, na Feira do Chocolate, e as ditaduras ibero-americanas continuam a ser relembradas por meio de melodias que tocam na Biblioteca e Arquivo, no Cineteatro Grandolense e no Jardim 1.º de Maio.

A biblioteca vai até si, por meio de uma viatura que faz várias passagens pelo município, sem que precise de ir até ela.

- PUB -

A feira do livro leva até aos munícipes uma grande variedade literária, além de organizar espectáculos nos principais locais de cultura do concelho. Fala-se apenas de seis, mas muitas são as actividades que preenchem a agenda cultural de Grândola. O Mês da Juventude, a Geração+, a Feira de Agosto, as Jornadas Europeias do Património e o aniversário do Núcleo Museológico da Olaria de Melides são outras das iniciativas.

 

 

- PUB -

Feira do Livro promove literatura e encontro com escritores

Dos clássicos da literatura, passando por livros infanto–juvenis e até às novidades editorais, assim se apresenta a Feira do Livro de Grândola que se realiza, tradicionalmente, em meados de Novembro. Com uma vasta oferta cultural de cinema, – no Cine Granadeiro – exposições literárias, – na biblioteca e arquivo – encontros com autores e espectáculos de promoção de livros e do hábito da leitura, a iniciativa completa este ano a sua 36.º edição.

A edição do ano passado decorreu entre os dias 25 de Novembro e 8 de Dezembro, contando com o apoio da Universidade Abertura através do Centro Local de Aprendizagem – onde estiveram à venda manuais do ensino superior. O evento cultural já decorre há mais de 30 anos. A entrada na feira é gratuita a todos.

 

 

Grândola, Vila Jazz com reportório de Zeca Afonso

Saxofone, guitarra, contrabaixo e outros instrumentos juntam-se em ritmo para levar até à vila melodias musicais do século XIX. O “Grândola, Vila Jazz” decorre entre os meses de Janeiro e Novembro prometendo diversidade musical com espaço para o reportório de Zeca Afonso. “Long ago and far Away” (30 de Setembro), “André Rosinha” (27 de Outubro) e “Alma Nuestra” (25 de Novembro) são os momentos musicais que podem ser ouvidos no Cineteatro Grandolense.

 

 

 

Feira do Chocolate adoça bocas e junta música

O chocolate é o ingrediente rei no evento que junta gastronomia, doçaria e música. A Feira do Chocolate de Grândola realiza-se todos os anos, habitualmente no início de Novembro, e junta cerca de 60 expositores onde os visitantes podem degustar e comprar chocolates, enquanto assistem a oficinas ministradas por chefs convidados para o evento. Com entrada gratuita, os dois dias de feira que se realizam no Parque de Feiras e Exposições contam com momentos musicais que ficam à responsabilidade dos artistas convidados pela Câmara Municipal de Grândola que promove o evento.

 

 

 

Encontro da Canção de Protesto relembra ditaduras

Em Grândola, a história não fica apenas no passado. O Encontro da Canção de Protesto traz ao de cima as ditaduras, não só a portuguesa, mas também aquelas que aconteceram em espaço ibero-americano. Aqui a música é usada como arma para relembrar, e não fazer repetir, momentos da história que se romperam mesmo na Vila Morena. Na Biblioteca e Arquivo, no Cineteatro Grandolense e no Jardim 1.º de Maio várias são as actividades que vão das exposições aos concertos e até ao cinema que tem também momentos dedicados às crianças. O factor comum do cartaz passa pela sensibilidade e pelo protesto representado nas artes. O evento deste ano realizou-se no âmbito do Observatório da Canção de Protesto, que resulta da parceria do município com a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulados Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e Instituto de História Contemporânea (IHC).

 

 

Livros em Cadeia promove literacia de reclusos

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, não são esquecidos quando o tema é cultura. Livros em Cadeia leva a leitura até à comunidade reclusa, no sentido de incentivar o desenvolvimento das competências da escrita e da oralidade, enquanto promove a cidadania no âmbito de uma melhor reinserção na sociedade. A autarquia grandolense pretende também, com esta actividade, dar aos reclusos um melhor acesso à informação e abrir portas para uma maior literacia.

 

 

Biblioteca Itinerante leva cultura de porta em porta

Se não vai à biblioteca, a biblioteca vai até si. Este é o principal conceito adoptado pela “Biblioteca Itinerante de Grândola”, uma carrinha que durante os meses de Verão percorre o município para levar até toda a gente uma grande variedade literária. Sob o lema “Damos asas à cultura” o veículo percorre escolas básicas, creches e o estabelecimento prisional. Passa ainda por regiões como a Silha do Pascoal, o Canal Caveira, Santa Margarida da Serra, Chaparral, Aldeia do Pico, Aldeia da Justa, Carvalhal, Lagoa Formosa, Lousal e Vale Figueira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -