27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioRegionalPCP exige à TST a reposição de serviços de transportes que foram...

PCP exige à TST a reposição de serviços de transportes que foram cortados

Delegação comunista visitou empresa e reuniu-se com a administração. Península de Setúbal debate-se com falta de carreiras e existem locais em situação de completo isolamento em determinados dias e horas, critica o PCP, que defende ainda a contratação de mais trabalhadores por parte da empresa.

- PUB -

O PCP exige que a empresa Transportes Sul do Tejo (TST) “mude de rumo, repondo os cortes que efectuou na oferta de serviço público de transportes de modo a responder às necessidades dos utentes e populações”. A posição comunista resulta de uma visita à empresa, no passado dia 4, que permitiu a uma delegação da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do partido reunir com a administração da TST.

Ao mesmo tempo, o PCP defende que “se admitam os trabalhadores que a empresa necessita para o seu normal funcionamento” e que a mesma “responda positivamente às aspirações dos trabalhadores aumentando os seus salários e respeitando os seus direitos”.

Em comunicado, os comunistas lembram que a visita efectuada à empresa inseriu-se numa “vasta acção” que o partido está a desenvolver “em torno das questões dos transportes públicos e mobilidade”.

- PUB -

Transportes públicos e mobilidade que representam “um dos problemas com que a Península de Setúbal se confronta”, adianta o PCP.

Como exemplos, os comunistas apontam “o mau estado geral da frota da empresa”, “a enorme insatisfação dos trabalhadores (que decorre de uma política de baixos salários e constantes atropelos aos seus direitos)” e “uma oferta de transporte público que é cara e insuficiente”. Neste último ponto, o PCP reforça que a oferta é “continuamente reduzida” e que “não responde às necessidades das populações da Península [de Setúbal]”, com “muitos locais” a ficarem votados a uma situação de “completo isolamento em determinados dias e horas”.

Opções criticadas

- PUB -

Os comunistas consideram que este é “o resultado de um conjunto de opções como por exemplo aquelas que levaram a que se tivessem importado autocarros da Holanda para Portugal em segunda mão”, “inadequados para operarem em Portugal”, o que, acrescentam, culminou no Verão de 2016 com a “imobilização de cerca de cem viaturas” por avarias diversas.

“Não é fruto do acaso nem uma fatalidade, os trabalhadores não verem respondidas positivamente as suas reivindicações, nem a permanente pressão que é exercida pelas chefias para que os trabalhadores aceitem aquilo que legal e contratualmente não estão obrigados”, critica o PCP, concluindo igualmente que também “não foi fruto de um acaso os cortes que a empresa efectuou na oferta de transporte público ao longo dos anos e que levaram a uma enorme perda de utentes e ao isolamento a que ficaram votadas extensas áreas da Península de Setúbal a partir das 21 horas e ao fim-de-semana.

A visita à empresa foi realizada por uma delegação da DORS do PCP, que incluiu dirigentes locais e nacionais do partido entre os quais o deputado parlamentar Bruno Dias.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -