30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSIMARSUL já leva duas décadas a tratar do futuro da região

SIMARSUL já leva duas décadas a tratar do futuro da região

Balanço e perspectivas futuras debatidas em conferência comemorativa dos 20 anos do sistema de tratamento de águas residuais

Duas décadas ficaram para trás desde que o saneamento na península de Setúbal passou a ser assegurado pela SIMARSUL. E os resultados alcançados, em conjunto com os oito municípios parceiros – a excepção é Almada, que não integra este sistema –, são desde logo traduzidos pela concretização de sucessivos investimentos que permitem a recolha e tratamento de águas residuais nesta região. Há, porém, caminho a percorrer para um futuro mais sustentável, como acelerar a economia circular da água.

- PUB -

“No momento em que o Grupo Águas de Portugal assinala os seus 30 anos e a SIMARSUL 20, fica mais uma vez evidente que não só temos um histórico que muito contribuiu para alterar o panorama do desempenho ambiental no nosso país como estamos muito comprometidos com o futuro, acelerando a economia circular da água e acção pelo clima”, disse Francisco Narciso, presidente do Conselho de Administração da SIMARSUL, na sessão de encerramento da conferência inaugural de um ciclo de colóquios, promovido para assinalar o 20.º aniversário do sistema multimunicipal, que decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, na última quarta-feira.

“Vinte anos a tratar do futuro da região” é o mote do ciclo de conferências, que abrangerá os municípios parceiros. A primeira, no Barreiro, foi dedicada ao tema “Sinergias para a Recuperação Ambiental do Território”.

O papel da SIMARSUL na melhoria ambiental e da qualidade de vida das populações foi reconhecido, logo a abrir, por Carlos Guerreiro, vereador na Câmara do Barreiro, e Alexandra Serra, administradora do Grupo Águas de Portugal.

- PUB -

Luís Catarino, presidente do Conselho de Administração da Arco Ribeirinho Sul, salientou o trabalho conjunto com a SIMARSUL e as obras estruturantes levadas a cabo, que contribuíram para a despoluição dos rios Tejo e Coina.

Em representação da Agência Portuguesa do Ambiente, Susana Fernandes, administradora da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, destacou o contributo decisivo da SIMARSUL para a melhoria do meio hídrico da região, ao passo que Teresa Almeida, que preside ao Conselho Directivo da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), deixou um alerta para a atenção que é necessária dispensar à revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território, em curso, que assume relevância central para a coesão territorial e social e matérias ambientais. A responsável da CCDR-LVT lembrou também o ciclo de oportunidades que será aberto com a recém-criada NUTS II Península de Setúbal, no que toca à captação de fundos comunitários para entidades públicas e privadas.

Já Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, recordou a importância da criação das reservas dos estuários de Tejo e Sado.

- PUB -

A conferência foi moderada por Carlos Maurício Lopes, que foi administrador da SIMARSUL de 2004 a 2013. A SIMARSUL é integrada pelos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -