27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoVitória Futebol Clube: tantas vezes vai o cântaro à fonte...

Vitória Futebol Clube: tantas vezes vai o cântaro à fonte…

…que algum dia lá fica. E desta vez, foi mesmo isso que aconteceu. Ficou mesmo. Era apenas uma questão de tempo.

- PUB -

Este ditado popular procura ilustrar aquilo que se tem vindo a passar com o nosso Vitória.

A notícia que iríamos directos para a 3ª Liga, pela via administrativa, depois de termos conseguido a manutenção em campo, fez-nos ficar em estado de choque. Indignação generalizada. Manifestações na Praça de Bocage. Vitorianismo puro e duro. Muita força e intensidade. Eu estive lá.

Mas, honestamente, não podemos dizer que esta notícia da descida do Vitória, seja completamente inesperada.

- PUB -

A culpa é, em primeiro lugar, nossa, com a permanente instabilidade directiva, principalmente desde 1995, com Justo Tomás, Jorge Goes, Sousa e Silva, Henrique Cruz, Chumbita Nunes, Jorge Santana, Carlos Costa, Luís Lourenço, Fernando Oliveira e Vítor Hugo Valente. E agora Paulo Gomes.

A Liga de Clubes está farta dos nossos incumprimentos, ao longo dos sucessivos anos; com o Estado, treinadores, jogadores, bancos, empresas, funcionários. Dividas a acumularem-se constantemente.

Sejamos francos e honestos: embora sejamos um clube histórico, basicamente não passamos de uns caloteiros. É triste, mas é a mais pura das verdades.

- PUB -

Não somos os únicos, como se viu recentemente com a Belenenses SAD e seguramente com outros mais. Boavista, Apito Dourado e prescrições.

Mas isso não nos serve de desculpa.

Todos os anos, com mais ou menos dificuldades, aos solavancos e repelões, lá fomos contornando as regras, para conseguir inscrever a equipa principal de futebol. In extremis.

Salvo melhor opinião de quem assiste por fora, não me parece que a actual direcção tenha feito tudo o que estava ao seu alcance, em termos documentais e de processo, para acautelar situações de incumprimento, que se vieram a verificar.

Depois, existem também culpas alheias. O Vitória Futebol Clube não tem conseguido gerar receitas para ter uma equipa de futebol competitiva. E isso deve-se a uma desigual distribuição de receitas.

O futebol em todo o mundo vive essencialmente dos direitos de transmissão televisiva, que na generalidade dos países europeus, são distribuídos de uma forma equitativa.

Em Portugal não é assim. O bolo fica para Benfica, Porto e Sporting (denominados depreciativamente de Eucaliptos, porque secam tudo à sua volta), ficando os restantes apenas com umas migalhas. Dessa forma, enquanto esta situação se mantiver e perpetuar, todos irão continuar a ter as proverbiais e recorrentes dificuldades financeiras e desportivas e a oferecer espectáculos de muito má qualidade, com os estádios quase sempre vazios. Não há dinheiro para mais.

Quando temos um jogador talentoso, somos obrigados a vendê-lo a preço de saldo, perpetuando-se o “roubo”. Pedro Tiba, Ricardo Horta, Rúben Vezo, João Amaral, Cádis, Hildeberto, etc.

Somos incumpridores. Por culpas próprias e alheias.

Aqui a grande e preocupante questão é esta: enquanto andámos sempre nestes permanentes sufocos e sobressaltos (directivos, financeiros e desportivos), tornámo-nos progressivamente um alvo.

Um alvo a abater.

Desta vez colocámo-nos (mais) a jeito e deram-nos um tiro certeiro.

Contudo, caros amigos: SOMOS VITÓRIA… SEREMOS SEMPRE VITÓRIA.

Embora a hora seja de desânimo, temos de nos levantar e seguir em frente, para regressarmos com ainda mais força à 1ª Liga.

Se eu já escrevia muito sobre o Vitória neste espaço de opinião do “Setubalense”, agora vou passar a escrever ainda mais.

O meu nome é Giovanni Licciardello. Sócio nº 739.

Orgulhosamente vitoriano.

VIVA O VITÓRIA!!!

O presidente da República de Cabo Verde, Jorge Fonseca, enviou-me uma mensagem SMS, onde dizia o seguinte: “Meu caro. A notícia da punição do nosso Vitória caiu-me como uma martelada. A direcção não tem alternativas? Uma chatice! Boa Noite”.

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -