27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoNotas sobre o teletrabalho

Notas sobre o teletrabalho

Apesar do teletrabalho estar já previsto na legislação laboral, o medo súbito e mais que justificável por parte dos trabalhadores, face à COVID-19, levou a que aceitassem o teletrabalho sem colocar quaisquer obstáculos ou reservas, chegando mesmo a abdicar de direitos que se encontram consagrados no código do trabalho.

- PUB -

Por outro lado, algumas das grandes empresas, perante a situação de saúde pública, procuraram empurrar alguns custos do trabalho, que eram das entidades empregadoras, para os trabalhadores.

Referimo-nos não só a custos com instrumentos de trabalho, como meios de comunicação, mas também das faturas da energia, da água, entre outros, que inevitavelmente subiram de valor dado o aumento do consumo em casa, trazendo novos e inesperados encargos para os trabalhadores.

No entretanto, houve ainda, nalguns casos, um aproveitamento da situação para retirar direitos a quem trabalha, como o subsídio de alimentação ou o subsídio de transporte.

- PUB -

Ou seja, o empurrar de inúmeros trabalhadores para teletrabalho, não foi apenas uma forma de combater o vírus, foi sobretudo, uma forma das empresas reduzirem despesas com os meios de produção e também de retirar direitos.

E por isso, Os Verdes consideram que a discussão sobre o teletrabalho tem de ser feita com cautela, e ter presente todas as suas variadas implicações, porque se o teletrabalho foi a solução mais rápida e possível face á pandemia, nós temos muitas dúvidas que possa representar um avanço no mundo do trabalho.

O teletrabalho individualiza o trabalhador, retira o valor social do trabalho, remove a discussão espontânea entre os trabalhadores, e estes elementos também têm de entrar na discussão.

- PUB -

Nós não podemos olhar para o teletrabalho apenas como resposta à componente económica do valor, é preciso também ter presente as componentes sociais e de identidade social e coletiva que o trabalho assume.

Por outro lado, o trabalho ocupa hoje um espaço excessivo na vida das pessoas, porque, ao contrário do que seria de esperar, os avanços tecnológicos não se refletiram na redução do horário de trabalho. E no modelo de teletrabalho os trabalhadores acabam por trabalhar mais horas, uma vez que em casa, é inevitável a desregulação do horário de trabalho.

Também do ponto de vista ambiental, as vantagens do teletrabalho, não são tão líquidos como aparentam. É preciso não esquecer que a partilha de espaços de trabalho, tem também vantagem ao nível das reduções dos consumos energéticos nomeadamente eletricidade, uma vez que é necessária muito menos energia para alimentar espaços de trabalho comuns, do que vários espaços individuais, como sucede com o teletrabalho, com todos os impactos ambientais que, sobretudo, a produção de energia elétrica potencia.

E portanto, consideramos que a legislação sobre teletrabalho pode ser aperfeiçoada e melhorada, mas há um pressuposto do qual Os Verdes não abdicam, a necessidade de garantir que os trabalhadores poderão exercer a sua atividade em regime de teletrabalho, mas sempre por sua iniciativa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -