27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCentenário ecléctico evoca poeta que escreveu a Arrábida como fonte de beleza...

Centenário ecléctico evoca poeta que escreveu a Arrábida como fonte de beleza e vida

Um dos momentos altos da comemoração está marcada para 10 de Abril com a entrega do XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama

- PUB -

O XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama vai ser entregue a 10 de Abril, às 11h30, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, logo após a deposição de flores no monumento ao poeta, em Vila Nogueira de Azeitão, concelho de Setúbal, localidade onde nasceu o poeta e pedagogo. Este é um dos momentos altos das comemorações do centenário do nacimento do ‘Poeta da Arrábida’, a 10 de Abril de 1924.

Numa organização conjunta entre a Câmara de Setúbal, Junta de Freguesia de Azeitão e Associação Cultural Sebastião da Gama, o centenário, que começou a ser celebrado a 28 de Fevereiro do ano passado e se estende até Maio de 2024, além de homenagear a vida e obra do poeta azeitonense, assinala também o nascimento da sua mulher, Joana Luísa da Gama, nascida a 28 de Fevereiro de 1923.

Com um programa que integra também conferências, sessões de música, leituras encenadas de poemas e a pintura de um mural. Na tarde de 10 Abril, as comemorações centram-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal, com a leitura de poemas pelo TAS, às 18h00, seguida, meia hora depois, de mais um encontro do ciclo “Ler Sebastião da Gama”, com Guilherme d’Oliveira Martins.

- PUB -

Na próxima segunda-feira, 1 de Abril, a Biblioteca Pública Municipal recebe a inauguração da exposição biobibliográfica do ciclo “Autor do Mês”, que vai estar patente até 30 de Abril. Entre 6 de Abril e 18 de Maio, na Casa Bocage, vai estar patente a mostra fotográfica “Os lugares de Sebastião da Gama pela lente de Américo Ribeiro”.

Em destaque está, igualmente, a pintura de um mural pelo artista Samina na Casa do Povo de Azeitão, a partir de 1 de Abril, com o objectivo de perpetuar o legado dos escritores nas ruas do concelho.

No dia seguinte, 2 de Abril, o Rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi recebe a performance do grupo de teatro PICA, “A cada verso nasço”, integrada no projecto “Terças com Sebastião da Gama”. É às 21h00, com as entradas a custarem 5 euros.

- PUB -

Quanto a sessões de música, o programa engloba os concertos do projecto E-vox, a 13 de Abril, às 11h30, na Igreja do Convento de Jesus, e “Calligraphy”, com Vitor Joaquim e convidados, a 30 de Abril, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, ambos os espectáculos com bilhetes a 5 euros.

Outras iniciativas de realce são as apresentações da Antologia de Sebastião da Gama “Por mim fora”, que reúne uma centena de poemas do poeta azeitonense, organizada e prefaciada por Ruy Ventura, e do livro infantil “Sebastião, o menino que nasceu poeta”, da autoria de Idalina Veríssimo e ilustrado por Cristina Arvana.

Já a Casa da Poesia de Setúbal apresenta em 11 de Maio, no Encontro Poético, a antologia “Entre a Poesia e a Vida – No Centenário de Sebastião da Gama”, colectânea de poemas de poetas associados.

Direccionado ao público mais novo, o Serviço Educativo dos museus municipais reserva um conjunto de iniciativas ao longo do ano, como a actividade de pedestrianismo “Pelos Trilhos de Sebastião da Gama” e o “Peddy-Paper Sebastião da Gama”.

O programa do centenário do nascimento do ‘Poeta da Arrábida’ e da sua mulher incluiu ainda um ciclo de conferências que contou com a participação de destacados especialistas e admiradores da obra do poeta, como são os casos de Pedro Mexia, Luís Filipe Castro Mendes e Viriato Soromenho-Marques, que mergulharam no universo poético de Sebastião da Gama, proporcionando uma reflexão sobre a sua relevância na cultura portuguesa contemporânea.

Sebastião da Gama, jovem poeta, professor e ambientalista, na sua curta vida aconteceu tudo muito cedo e de forma intensa. Começou a fazer poesia ainda estudante, a todos cativava pela generosidade e simplicidade das palavras e dos gestos.

Fez o estágio para professor de português na escola Comercial Veiga Beirão, experiência lectiva que narrou no seu “Diário” publicado em 1958. Defendia uma relação de proximidade entre aluno e professor, dizia que “ensinar é amar”. O longo texto, uma reflexão pedagógica, marcou gerações e é tido como exemplo a seguir, estando actualmente na décima terceira edição.

Sebastião da Gama teve problemas de saúde que, por indicação médica, o levaram ao ar puro da serra da Arrábida. Com o rio Sado e oceano Atlântico ao fundo, escreve verdadeiros hinos à natureza e desenvolve uma consciência ambiental. A defesa do seu “paraíso” que começava a ser destruído pelo asfalto das estradas, inspira a fundação da Liga para a Protecção da Natureza, em 1948, a primeira associação ambientalista portuguesa.

O poeta de Azeitão morre aos 27 anos, a poucos meses de completar o vigésimo oitavo aniversário, vítima de tuberculose, deixando uma obra vasta: “Pelo sonho é que vamos”, “Serra- Mãe”, “Loas a Nossa Senhora da Arrábida” e o “O segredo é amar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -