16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNúcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes lembra quem “deu a vida...

Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes lembra quem “deu a vida em combate”

Cerimónias, que decorreram no Hotel Cristal, recordaram homens e mulheres que estiveram na guerra

 

- PUB -

O Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes completou este fim-de-semana 100 anos de história e a memória dos homens e mulheres vítimas das guerras acabou por ser um dos retratos das cerimónias que decorreram durante o dia de sábado.

“Deixo uma especial saudação a esta instituição, que, ao longo de cem anos, soube manter viva a memória dos que combateram, a memória dos que se sacrificaram, e desejo que continue a ser um promotor desta recordação”. As palavras são de Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, aquando da sua intervenção quase no final das celebrações que tiveram lugar no Hotel Cristal.

Num momento em que o mundo é assolado por conflitos armados a autarca pediu que se criassem “as necessárias condições para que se faça a paz entre os povos e evitar novos conflitos com incalculáveis custos económicos e socais e, sobretudo, com perda de vidas humanas” falando na paz como um “imperativo” e lembrando que as guerras “semeiam a morte, a miséria, a tristeza e a pobreza”.

- PUB -

Ainda durante a sua intervenção Carla Guerreiro falou na importância de celebrar aqueles que ficaram com marcas de guerra para toda a vida. “[Este aniversário] é, acima de tudo, celebrar a paz e homenagear homens e mulheres que deram a vida em combate ou que
ficaram para sempre com marcas indeléveis no corpo e na alma”.

O programa das comemorações teve início pelas 10h30 com a recepção dos convidados e, posteriormente, a chegada de altas patentes, ao que se seguiu a instalação dos convidados no auditório e abertura das cerimónias.

Seguiu-se a palestra “Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes – 100 anos de História”, por Fernando Rita, a cerimónia de atribuição de medalhas e diplomas de apreço e intervenções do presidente do Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, do presidente da Liga dos Combatentes e da vice-presidente da câmara municipal. As cerimónias culminaram com um almoço de confraternização.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -