28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalConsórcio MP2X investe mais 1.500 milhões de euros em hidrogénio ‘verde’ em...

Consórcio MP2X investe mais 1.500 milhões de euros em hidrogénio ‘verde’ em Sines

Empresa portuguesa Madoqua Renewables prevê ultrapassar a capacidade de 1 Gigawatt de produção

 

- PUB -

O consórcio internacional MP2X anunciou hoje o investimento de mais 1.500 milhões de euros para a segunda parte do projecto de produção de hidrogénio ‘verde’ em Sines, que se somam aos 1.300 milhões da primeira fase.

Em comunicado, o consórcio MadoquaPower2X (MP2X) anunciou “um acréscimo de 1.500 milhões para a segunda fase, aos já anunciados publicamente 1.300 milhões para implementar a primeira fase do projecto” das unidades de produção de Hidrogénio e Amoníaco Verdes na zona industrial de Sines.

O projecto liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables prevê ultrapassar a capacidade de 1 Gigawatt (GW) de produção de hidrogénio verde, tornando-se assim, segundo os promotores, o maior projecto da Europa.

- PUB -

“Esta visão estratégica de investimento privilegia a criação de 265 postos de trabalho permanentes altamente qualificados e 6 mil postos de trabalho indirectos estabelecidos através de parcerias locais e com a academia a partir de 2025”, lê-se no comunicado.

De acordo com a directora não-executiva do MP2X, Marloes Ras, “só a primeira fase do projecto já corresponde a 20% das metas nacionais de Portugal no contexto da produção de hidrogénio verde a nível europeu”.

O projecto inicial prevê utilizar 560 megavolt-amperes (MVA) para produzir anualmente 50 mil toneladas de hidrogénio e 300 mil toneladas de amoníaco verdes usando energia eléctrica renovável.

- PUB -

Com o anúncio do desenvolvimento desta segunda fase, o projecto prevê utilizar uma ligação eléctrica de 1.400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verdes anualmente.

O MP2X prevê também a construção e operação dos parques solares e eólicos que produzirão a energia renovável dedicada à unidade industrial em Sines.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -