27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalParque habitacional do Bairro da Quinta do Freixo vai ser reabilitado por...

Parque habitacional do Bairro da Quinta do Freixo vai ser reabilitado por mais de 4M€

São 88 os fogos, em dois lotes, que serão intervencionados para “melhorar condições térmicas e energéticas”

 

- PUB -

O parque habitacional do Bairro da Quinta do Freixo vai ser intervencionado quando estiver encontrado o vencedor do concurso público, que vai agora ser aberto, em investimento de cerca de 4 milhões e 700 mil euros, com vista a reabilitar 88 casas naquela localidade.

A decisão foi tomada esta quarta-feira em reunião pública da câmara municipal setubalense, onde também se tomou conhecimento de que a adjudicação é feita a dois lotes distintos, um com 45 fogos e outro com 43.

O compromisso da obra é de realizar “intervenções nos espaços comuns de dois edifícios, a requalificação de coberturas e fachadas, incluindo novos caixilhos e estores, com o objectivo de melhorar as condições térmicas e energéticas” e a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, explica a nota de Imprensa da câmara municipal.

- PUB -

No interior das habitações estão também planeados vários trabalhos, onde se inclui “uma profunda renovação das cozinhas e instalações sanitárias e a renovação integral das redes de abastecimento de água, de drenagem de esgotos, de abastecimento de gás, electricidade e telecomunicações”.

A partir de agora contam-se 30 dias para os interessados apresentarem propostas e a autarquia adianta que será escolhida a “proposta economicamente mais vantajosa na modalidade melhor relação qualidade-preço”, sendo que o lote um “apresenta um preço máximo de adjudicação de 2 milhões, 355 mil e 817,70 euros”, e no caso do segundo lote “o valor limite para a obra é de 2 milhões, 342 mil e 182,70 euros”. O prazo de execução das empreitadas são cerca de 1 ano e 4 meses (500 dias).

Esta execução conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para o qual o município realizou, em Julho de 2023, uma candidatura. Esta encontra-se ainda ao abrigo da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Setúbal, e acontece porque, segundo o executivo, existe “impossibilidade de satisfação da necessidade por via de recursos próprios da autarquia” que abriu agora um concurso com “preço base global de 4 milhões, 698 mil e 0,40 euros, sem IVA incluído”.

- PUB -

Em Maio de 2023 André Martins, presidente do executivo sadino, disse, em sede de reunião de assembleia municipal, que estavam a ser preparadas candidaturas aos fundos europeus para recuperação de fogos nos bairros Afonso Costa e 25 de Abril e nas quintas de Santo António, do Freixo e dos Vidais, questões que estavam já “em fase avançada de preparação”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -