16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalNónio aumenta número de passageiros e angaria 13 mil euros para a...

Nónio aumenta número de passageiros e angaria 13 mil euros para a autarquia

Serviço público de transporte de passageiros do município teve aumentos significativos face a 2022

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conseguiu angariar mais de 13 mil euros, em 2023, com as receitas do Nónio, o serviço público de transportes de passageiros do município. No total os autocarros transportaram, entre Janeiro e Dezembro, um total de 12933 pessoas.

Os meses de Junho, Julho, Agosto, Outubro e Novembro foram os cinco em que houve mais utilização do transporte por parte dos munícipes, como explica um documento enviado à redacção de O SETUBALENSE, pelo que “verificou-se um aumento significativo em relação ao ano de 2022, tendo sido utilizados mais de 3887 bilhetes simples”.

A informação foi conhecida em sede de reunião pública do executivo alcacerense, que teve lugar na passada quinta-feira, onde se soube que “as receitas tarifárias decorrentes do serviço Nónio ascenderam aos 13.489,80 euros, dos quais 12.933 euros (95,90%) se devem a venda de bilhetes simples e os restantes 559,80 euros (4,1%) aos restantes títulos”.

- PUB -

Sobre a procura de passes mensais, adquiridos ao longo do passado ano, a autarquia refere que “a taxa de ocupação média anual passou a ser de 27 passageiros, o que representa um aumento de 50% em relação a 2022”.

Foi durante esta sessão que o vereador Gabriel Geraldo, do Partido Socialista, questionou o executivo CDU sobre a possibilidade de alargar os trajectos rodoviários, por forma a abranger um maior número de pessoas. Em resposta Vítor Proença, presidente do executivo camarário, acusou a oposição de estar a exigir mais de um serviço que os próprios não conseguiram implementar.

O Nónio serviu, em 2023, as populações do Bairro do Forno da Cal, do Bairro da Quintinha, do Bairro São João e Olival Queimado, o Bairro das Majapoas, o Bairro do Venâncio, o Bairro do Laranjal, a Foz, a Barrosinha e o centro da cidade de Alcácer do Sal.

- PUB -

Apoio a instituições e delegações com cerca de 21 mil euros

O executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou na última reunião pública cerca de 21 mil euros em apoios extraordinários a associações e delegações do concelho.

Assim, o Grupo Desportivo de Montevil vai usufruir de uma verba de cerca de 17 mil euros “com vista à revisão da instalação do quadro eléctrico no recinto de festas da associação”.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal vai também receber um apoio financeiro, cifrado nos 2500 euros “para ajudar a fazer face ao acréscimo de custos com instituições do concelho de Alcácer do Sal”.

Já a Delegação de Alcácer do Sal da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ter mais mil euros para continuar o desenvolvimento do seu projecto.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Desaparecido no mar esteve no sábado à pesca de choco no Sado

Ricardo Neves esteve no dia anterior à tragédia em embarcação turística. Mestre de embarcação critica quem se aventura na zona do naufrágio

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"
- PUB -