30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalNónio aumenta número de passageiros e angaria 13 mil euros para a...

Nónio aumenta número de passageiros e angaria 13 mil euros para a autarquia

Serviço público de transporte de passageiros do município teve aumentos significativos face a 2022

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conseguiu angariar mais de 13 mil euros, em 2023, com as receitas do Nónio, o serviço público de transportes de passageiros do município. No total os autocarros transportaram, entre Janeiro e Dezembro, um total de 12933 pessoas.

Os meses de Junho, Julho, Agosto, Outubro e Novembro foram os cinco em que houve mais utilização do transporte por parte dos munícipes, como explica um documento enviado à redacção de O SETUBALENSE, pelo que “verificou-se um aumento significativo em relação ao ano de 2022, tendo sido utilizados mais de 3887 bilhetes simples”.

A informação foi conhecida em sede de reunião pública do executivo alcacerense, que teve lugar na passada quinta-feira, onde se soube que “as receitas tarifárias decorrentes do serviço Nónio ascenderam aos 13.489,80 euros, dos quais 12.933 euros (95,90%) se devem a venda de bilhetes simples e os restantes 559,80 euros (4,1%) aos restantes títulos”.

- PUB -

Sobre a procura de passes mensais, adquiridos ao longo do passado ano, a autarquia refere que “a taxa de ocupação média anual passou a ser de 27 passageiros, o que representa um aumento de 50% em relação a 2022”.

Foi durante esta sessão que o vereador Gabriel Geraldo, do Partido Socialista, questionou o executivo CDU sobre a possibilidade de alargar os trajectos rodoviários, por forma a abranger um maior número de pessoas. Em resposta Vítor Proença, presidente do executivo camarário, acusou a oposição de estar a exigir mais de um serviço que os próprios não conseguiram implementar.

O Nónio serviu, em 2023, as populações do Bairro do Forno da Cal, do Bairro da Quintinha, do Bairro São João e Olival Queimado, o Bairro das Majapoas, o Bairro do Venâncio, o Bairro do Laranjal, a Foz, a Barrosinha e o centro da cidade de Alcácer do Sal.

- PUB -

Apoio a instituições e delegações com cerca de 21 mil euros

O executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou na última reunião pública cerca de 21 mil euros em apoios extraordinários a associações e delegações do concelho.

Assim, o Grupo Desportivo de Montevil vai usufruir de uma verba de cerca de 17 mil euros “com vista à revisão da instalação do quadro eléctrico no recinto de festas da associação”.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal vai também receber um apoio financeiro, cifrado nos 2500 euros “para ajudar a fazer face ao acréscimo de custos com instituições do concelho de Alcácer do Sal”.

Já a Delegação de Alcácer do Sal da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai ter mais mil euros para continuar o desenvolvimento do seu projecto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -