30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémÁguas de Santo André investe 800 mil euros na redução de perdas...

Águas de Santo André investe 800 mil euros na redução de perdas de água

Empreitada lançada no ano passado envolveu a renovação de “cerca de sete quilómetros de condutas”, permitindo renovar “cerca de 9% da rede” de distribuição

 

- PUB -

A Águas de Santo André (AdSA) investiu perto de 800 mil euros na renovação de condutas de água naquela cidade, no concelho de Santiago do Cacém, para reduzir perdas no sistema de abastecimento público.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a AdSA revelou que a empreitada, lançada em 2023, envolveu a renovação de “cerca de sete quilómetros de condutas”, permitindo renovar “cerca de 9% da rede” de distribuição de água à cidade de Vila Nova de Santo André.

Os trabalhos incluíram “um conjunto de intervenções” em várias zonas da cidade, no âmbito do programa de redução de perdas de água nos sistemas de abastecimento da AdSA.

- PUB -

“As principais intervenções ocorrerem no Bairro Porto Velho, na Avenida de Santiago, na Avenida de Sines e Rua do Mercado”, indicou a empresa.

Este programa “tem por objetivo aumentar a eficiência da gestão dos recursos hídricos da região” face à situação de seca que atinge este território.

Segundo a AdSA, foram igualmente efectuadas intervenções, em parceira com a Câmara de Santiago do Cacém, que permitiram renovar “cerca de 1.900 metros de condutas de fibrocimento” no Bairro dos Serrotes, e “cerca de 1.300 [metros] de condutas de distribuição de fibrocimento” na Área de Acolhimento Empresarial de Santo André.

- PUB -

Além do “benefício directo na diminuição do volume de água desperdiçado”, a redução da água perdida na rede “permite diminuir os custos energéticos associados ao processo de bombagem”, assim como “os custos inerentes ao seu tratamento e os custos operacionais de reparação de roturas na rede”, realçou.

“Esta optimização traduz-se num conjunto de vantagens para os consumidores, nomeadamente, no que respeita à fiabilidade do serviço de abastecimento de água e à qualidade da água fornecida”, concluiu.

A AdSA, com sede em Vila Nova de Santo André, é responsável pela gestão e exploração do Sistema de Santo André e assegura o abastecimento de água às populações dos concelhos de Sines e Santiago do Cacém, assim como a recolha e tratamento das águas residuais.

Dá ainda resposta às exigências das indústrias localizadas na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), no abastecimento de água potável, água industrial, água residual e resíduos industriais.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -