30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSinesConsórcio compra mais 60 hectares para produzir hidrogénio e amoníaco verdes em...

Consórcio compra mais 60 hectares para produzir hidrogénio e amoníaco verdes em Sines

Directora da aicep Global Parques considera que “projecto do consórcio Madoqua Power2X é extremamente relevante no desenvolvimento de uma comunidade de energia renovável”

 

- PUB -

O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.

De acordo com a aicep Global Parques, em comunicado, o consórcio internacional português, dinamarquês e neerlandês, liderado pela empresa Madoqua Renewables, realizou as “escrituras de constituição de direito de superfície de mais 60 hectares de terrenos industriais” para a instalação das suas unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes na ZILS.

“O projecto MP2X, líder mundial de hidrogénio e amoníaco verdes em Portugal, já alcançou diversos marcos importantes no seu desenvolvimento que o posicionam como um projecto com elevado grau de maturidade”, realçou a aicep Global Parques, entidade gestora da ZILS.

- PUB -

Para a directora executiva da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, citada no comunicado, “este novo passo demonstra a importância da ZILS e de Portugal na necessária transição energética e no cumprimento das metas de descarbonização”.

“O projecto do consórcio Madoqua Power2X é extremamente relevante no desenvolvimento de uma comunidade de energia renovável e comprova, com este ato, a sua maturidade e o seu comprometimento para o desenvolvimento económico sustentável”, destacou.

No comunicado, a aicep referiu ainda que o projecto de interesse nacional “foi oficialmente reconhecido a 10 de Maio de 2023, como parte da iniciativa “Vale do Hidrogénio”, liderada pela Comissão Europeia através do programa Mission Innovation and Clean Hydrogen Partnership”.

- PUB -

O projecto prevê a “criação de 265 postos de trabalho permanentes altamente qualificados e 6.000 postos de trabalho indirectos estabelecidos através de parcerias locais e com a academia a partir de 2025”, acrescentou.

Também a directora não-executiva da MadoquaPower2X, Marloes Ras, citada no comunicado, sublinhou que com a aquisição de mais 60 hectares de terreno na ZILS, o consórcio “demonstra a sua dedicação contínua” na “missão de descarbonização”.

“Em conjunto com a ZILS e a aicep Global Parques, demos um importante passo em frente para o nosso projecto, concretizar o potencial de Sines como Vale Europeu do Hidrogénio, reforçando a importância estratégica de Portugal como pioneiro e líder na transição energética”, frisou.

O projecto inicial irá utilizar 560 megavoltamperes (MVA) para produzir anualmente 50.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes usando energia eléctrica renovável. Na segunda fase, utilizará uma ligação eléctrica de 1.400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verdes anualmente.

O MP2X prevê a construção e operação de parques solares e eólicos que produzirão energia renovável dedicada à unidade industrial em Sines a implementar em zonas do interior, desconcentradas e dispersas no território português.

“Só a primeira fase do projecto corresponde a 20% das metas portuguesas, no contexto da produção europeia de hidrogénio verde, estando assente num ambicioso Plano Estratégico a oito anos. O MP2X é essencial para contribuir para a autonomia europeia das cadeias de valor da energia e alimentar (fertilizantes) através do consumo e produção de hidrogénio e comercialização de amoníaco verde”, lê-se no comunicado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -