26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
Início167º aniversárioAndré Gonçalves: O clarividente de Setúbal

André Gonçalves: O clarividente de Setúbal

Aos 27 anos orgulha-se de escrever artigos científicos para a Comissão Europeia, mas o que ninguém sabe é que as respostas que hoje tem para a vida foram conseguidas na meditação que iniciou aos 10 anos

 

- PUB -

Um cenário pacífico. Um grupo de adultos em retiro espiritual em busca de tranquilidade e equilíbrio com o mundo em seu redor. Entre os presentes, salta à vista a presença de um adolescente de 13 anos que deixou de parte as brincadeiras da juventude para questionar o sentido da vida.

Para uns, um episódio peculiar, para André Gonçalves, um dia habitual no seu crescimento. Afinal, aos 10 anos foi apresentado ao Yoga pelo irmão mais velho e não tardou a que o seguisse para retiros de meditação.

Rodeado de pessoas mais velhas, o jovem foi amadurecendo a visão que tinha do mundo até se tornar na pessoa calma e ponderada que hoje se senta à conversa na Praça do Quebedo, em Setúbal.

- PUB -

O discurso é bem preparado, fluído e revela facilidade em comunicar, não fosse fundador de uma organização de consultoria ambiental.

“Não consigo reter em mim o conhecimento”, começa por explicar. “Desde miúdo me apercebi que estava a par de coisas que as pessoas da minha idade não estavam, o que me deu uma vontade muito grande de transmitir o que sei”.

Construir “ferramentas para o bem”

- PUB -

Inspirar os outros é o seu trabalho, mas não quer ser uma inspiração qualquer. Quer mostrar que a saúde mental em bom estado é uma alavanca para um planeta saudável.

“Queremos descarbonizar para quê? Para termos uma sociedade cada vez mais viciada em tecnologia que perde a capacidade de se conectar? Não, andamos à procura da felicidade e temos de perceber que as respostas estão menos lá fora e mais cá dentro”, afirma.

Foi com esses valores em mente que, em 2021, decidiu criar a ‘Tools for good’, Ferramentas para o bem, em português, uma organização onde desenvolve formações e workshop para pessoas individuais ou empresas que queiram apostar numa transição para a sustentabilidade.

Auxilia-se dos “milhentos” livros que leu ao longo da vida, dos autores que cita de cor e mostra que é possível ir construindo um futuro optimista. “Isto é feito para pessoas que não falam destes temas no dia a dia. No final da formação, cada pessoa percebe o que se está a passar no planeta e sabe que pode fazer a diferença”.

A escolha de um percurso verde

A conexão com a natureza começou nas sessões de meditação, mas só mais tarde é que André sentiu vontade de fazer mais pelo planeta. Tornar-se um género de “guardião da natureza”, como lhe chama.

Já com uma Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, encheu-se de coragem e contou aos pais que não planeava seguir para Mestrado. “Um momento marcante”, lembra. Abraçou uma decisão mais verde e envergou por uma Pós-Graduação em Gestão de Sustentabilidade na Universidade de Lisboa.

Como ‘o saber não ocupa espaço’, não ficou por aí. Fez mais de 400h em Design Social, Ecológico e Económico com a Gaia Education, uma organização não governamental internacional (ONG) e tornou-se copywriter de empresas internacionais, escrevendo sobre os fenómenos ambientais que estão a afectar o mundo.

Num dos artigos por si escritos, alcançou um milhão de visualizações e aí se fez o “clique”: “As pessoas querem saber mais sobre isto”. Foram os primeiros indícios para a criação da ‘Tools for good’.

De Setúbal para a Comissão Europeia

“Não faças planos para a vida para não estragares os planos que a vida tem para ti”, cita o jovem. A verdade é que, há um ano, André tentou contrariar o que lhe estava reservado. Candidatou-se à unidade de ‘Biodiversidade’ do ‘Joint Research Centre’, o pilar da Comissão Europeia responsável por produzir artigos científicos, mas a candidatura perdeu-se e não foi seleccionado.

“Não fiquei contente, mas tal como na natureza, tudo acontece no momento certo”. Há cinco meses, recebeu um telefonema que fez a espera compensar. Foi seleccionado para a unidade de ‘Desastres e Riscos’ do ‘Joint Research Centre’, onde pode escrever sobre o que sabe e garantir que a mensagem chega a um número mais alargado de pessoas.

“Precisamos de toda a gente. A mudança acontece hoje, comigo, contigo, com as empresas, com os governos”, enfatiza.

 

André Gonçalves à queima-roupa

Idade: 27 anos

Naturalidade: Setúbal

Residência: Setúbal

Área: Ambiente

A transição para um planeta saudável passa por uma saúde mental equilibrada. Uma descoberta precoce que é a sua orientação de vida

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -