27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalApurados 12 alunos para representar Setúbal na próxima fase do Concurso Nacional...

Apurados 12 alunos para representar Setúbal na próxima fase do Concurso Nacional de Leitura

Os estudantes tiveram de prestar provas tendo por base a leitura de um livro adequado a cada nível de ensino

 

- PUB -

Já foram escolhidos os 12 alunos do ensino básico e secundário que vão representar Setúbal na próxima fase do 14.º Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal e a Rede de Bibliotecas Escolares.

A selecção foi feita através de uma prova realizada em formato digital a 2 de Março, tendo sido os jovens apurados nas provas literárias realizadas nas escolas do concelho, tendo por base a leitura de um livro adequado a cada nível de ensino.

Os vencedores do 1.º ciclo do ensino básico foram Carolina Fonseca Batista, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Soraia Pereira, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, e Yago Vinicius Rodrigues, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

- PUB -

Do 2.º ciclo vão representar Setúbal, na fase intermunicipal, os alunos Beatriz Figueiredo dos Santos e Luísa Gomes Feiche, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, e Carolina Isabel Baptista, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama.

Catarina Gonçalves, da Escola Secundária du Bocage, Maria Leonor Martins, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e Tomás Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, venceram a competição do 3.º ciclo do ensino básico.

Do ensino secundário, foram seleccionadas Matilde Costa Lourenço, Carolina Belchiorinho Unas e Flávia Dias Modesto, todas da Escola Secundária du Bocage.

- PUB -

Explica a autarquia sadina, em comunicado, que os alunos “responderam, em primeiro lugar, a uma prova escrita com questões de interpretação sobre cada obra e, após um momento cultural, com a exibição de curtas-metragens de animação, realizaram a componente oral”.

Os alunos foram avaliados por um júri composto pelo autor e professor Marco Taylor, a coordenadora das Bibliotecas e Polos da autarquia, Lígia Águas, e a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Elisabete Carvalho.

 Pedro Pina elogia famílias e professores

Pedro Pina, vereador responsável pelo pelouro da Cultura do município, depois do anúncio dos vencedores, deixou uma mensagem “especial” aos participantes, assim como aos professores e famílias que “contribuem para que cada um possa ter na leitura um espaço de partilha e um conhecimento abrangente de muitas experiências de vida e de muitos mundos”.

Nesta sua mensagem, o autarca destacou ainda o papel das bibliotecas escolares, bem como o “trabalho e persistência” destas, bem como dos polos da Câmara Municipal de Setúbal na “importante missão de promoção e incentivo à leitura”.

“A leitura ainda é um espaço de liberdade e que nos leva a muitos horizontes, a muitos sonhos para a vida que desejamos”, acentuou.

Esta é a quarta vez que o município de Setúbal participa no desafio lançado pelo Plano Nacional de Leitura, com o propósito de estimular o gosto e o prazer da leitura nas crianças e jovens e de melhorar o domínio da língua portuguesa.

A fase municipal, que contou com um total de 55 inscritos, seleccionou os 12 representantes do concelho na fase intermunicipal, que deverá realizar-se entre 13 de Março e 26 de Abril para apurar os participantes na final nacional, agendada para 6 de Junho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -