26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal festeja santos populares com marchas na avenida

Setúbal festeja santos populares com marchas na avenida [Fotos]

Primeiro desfile das Marchas Populares animou noite de Sábado na Avenida Luísa Todi. O concurso está em marcha, com o público a ver

- PUB -

As Marchas Populares de Setúbal 2017 animaram a noite de sábado (10), na Avenida Luísa Todi. As sete marchas a concurso, mais as duas extra-concurso, foram recebidas com alegria e animação pela população setubalense, que saiu à rua para apoiar os marchantes, mas também para aproveitar um serão em família.

Maria Cordeiro, a Madrinha das Madrinhas 2017 abriu o evento com o tema “Setúbal Passa, ‘ah pois é!”, a Grande Marcha de Setúbal 2016. Este tema foi também interpretado, ao longo da noite, pelas sete colectividades que participaram no desfile.

Em primeiro lugar, desfilou o Núcleo Bicross de Setúbal, com o tema “Já saiu…O Setubalense”. A sua marcha recorda a importância da iluminação a gás para a cidade, o que se pôde ver pelos figurinos: os homens vestiam-se como os acendedores de candeeiros antigos e as mulheres vestiam saias com candeeiros iluminados na barra.

- PUB -
Núcleo Bicross de Setúbal

Logo de seguida, com o tema “Nosso Bairro, Nossa Gente”, passou a marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que se desenvolveu à volta das figuras dos pescadores e das varinas, fundamentais para o desenvolvimento da actividade piscatória na cidade de Setúbal. Os marchantes vinham, por isso, descalços, com trajes azuis e verdes e adornados com figuras marinhas, como ondas, algas e caranguejos.

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

“O Bairro de Troino tem os seus amores de Verão que são iluminados nas noites de São João” foi o tema escolhido pelo Grupo Desportivo da Fonte Nova, que marchou em terceiro lugar. Desta forma, carregavam arcos com corações e vestiam trajes com candeeiros prateados, que simbolizavam os amores que iluminavam as noites de São João.

Grupo Desportivo da Fonte Nova

A marcha da União Desportiva e Recreativa das Pontes era inspirada no facto da cidade possuir a baía mas bela, sendo que o seu tema era “Setúbal, Baía Encantada”. As mulheres trajavam vestidos azuis e verdes com as saias decoradas com uvas e laranjas, que também adornavam os arcos. Os homens, por sua vez, traziam barbatanas coloridas às costas.

- PUB -
União Desportiva e Recreativa das Pontes

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfilou de seguida, com a temática “Em Azeitão há tradição”. As suas vestes eram vermelhas, brancas e verdes e os homens traziam chapéus e vestiam-se como cavaleiros antigos. Os arcos estavam também enfeitados com símbolos equestres, nomeadamente cavalos e ferraduras.

Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense

Depois, passou em sexto lugar a marcha da Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-vinda à Liberdade. Com o tema “Gente do Rio”, esta era inspirada na pesca e na apanha da ostra, por isso, os marchantes calçavam botas de borracha e carregavam arcos em forma de barcos à vela, com gaivotas no mastro e cestos de ostras lá dentro.

Cooperativa de Habitação e Construção Económica Bem-vinda à Liberdade

Por fim, para fechar a noite, desfilou o Grupo Desportivo Independente, que escolheu o tema “Setúbal respira, inspira e flui”. A sua marcha era inspirada na pesca, mas também no facto de Setúbal ter sido a Cidade Europeia do Desporto 2016. Assim, os arcos foram adornados com bolas de futebol e os marchantes desfilavam descalços, as mulheres com chapéus em formato de barcos de pesca.

Grupo Desportivo Independente

Antes das marchas a concurso, porém, começaram por desfilar as marchas infantis, extraconcurso, do Núcleo Bicross de Setúbal e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. A primeira, com o tema “Ora vejam lá…as crianças no arraial popular”, vestia trajes enfeitados com símbolos típicos dos arraiais populares, como manjericos e sardinhas. Já os trajes da segunda, brancos e vermelhos, com notas musicais, faziam jus ao tema “Perpétua de Azeitão”.

As marchas a concurso, mais uma vez acompanhadas pelas marchas extra-concurso, voltarão a desfilar nos dias 16 e 17 de Junho na Praça de Touros Carlos Relvas às 22h, para serem avaliadas pelo júri. O júri é liderado pelo actor João Ricardo e composto ainda por Teresa Varela, Rita Vilhena, Ana Sabino, Ester Correia e Marco Batista. Estes irão avaliar componentes como o figurino, a música e a letra, tal como escolher a Madrinha das Madrinhas 2018.

 

Fotos:CMS

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -