17 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMarchas reavivam tradição bairrista ao juntarem milhares na Avenida Luísa Todi

Marchas reavivam tradição bairrista ao juntarem milhares na Avenida Luísa Todi [Galeria de Fotos]

Momento alto da noite aconteceu ao ‘cair do pano’, com madrinhas a cantarem juntas a Grande Marcha

 

- PUB -

As Marchas Populares têm forte expressão na tradição bairrista setubalense, facto comprovado na noite de sábado, com milhares de pessoas a viverem o desfile de apresentação das cinco colectividades este ano a concurso.

Carla Lança, eleita Madrinha das Madrinhas em 2019, deu início ao cortejo, fortemente marcado pela cor e alegria, enquanto cantava, e encantava, a Grande Marcha ‘Setúbal é um Tesouro’.

Foi com entusiamo que os marchantes da APPACDM de Setúbal garantiram aquele que foi o primeiro desfile da noite. Vestidos de azul e munidos de adereços ligados ao mar, os 46 elementos, visivelmente felizes, celebraram Setúbal enquanto terra de peixe.

- PUB -

A cor do Sado foi também a escolhida pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a primeira marcha a concurso a desfilar na Avenida Luísa Todi. As grandes conchas completaram o visual, dentro das quais os 63 elementos ‘ergueram’ o “Bairro Santos… Pérola do Rio”, acompanhados da madrinha Ivone Dias.

Já os 65 marchantes de “Os 13”, colectividade com mais elementos na edição deste ano das Marchas Populares, assim como a madrinha Íris Cruz, optaram pela tradição. Participaram vestidos com a cor verde, num momento que pretendeu igualmente comemorar “os cem anos de vitória” do grupo desportivo setubalense.

Ao som de “A Rosa e o Chico, num perfeito Amor ao Fado”, seguiu-se a União Desportiva e Recreativa das Pontes. Ao mesmo tempo que erguiam guitarras portuguesas, as seis dezenas de elementos actuaram ao ritmo da marcha cantada pela madrinha Joana Lança.

- PUB -

Foi de forma eufórica que o Grupo Desportivo Independente entrou depois na Avenida Luísa Todi. Os 59 elementos, vestidos de vermelho e dourado, desfilaram em coordenação com o tema “Um Brinde a ti… Querida Paula Costa!”, interpretado pela madrinha Sara Margarida.

O relógio assinalava a meia-noite quando o Clube Recreativo Palhavã deu início à sua actuação, dedicada à Feira de Sant’Iago, “um mundo de emoção, sabor e tradição!”, cujo tema foi interpretado pela madrinha Inês Pereira.

Numa combinação entre o vermelho e o azul, os 64 membros fizeram-se acompanhar de um carrinho de pipocas e de um fogareiro com polvo assado, elementos típicos das festividades sadinas.

O momento alto da noite aconteceu ao ‘cair do pano’, com as colectividades e as respectivas madrinhas a juntarem-se à Madrinha das Madrinhas para cantar uma última vez a Grande Marcha de Setúbal 2022.

Além do júri, presidido por Piedade Fernandes, esteve igualmente presente o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, assim como outros membros do executivo municipal. Também os presidentes das cinco juntas de freguesia do concelho acompanharam atentamente as actuações.

Depois do momento de apresentação realizado sábado, o desfile a concurso está marcado para 2 de Julho no Pavilhão Municipal das Manteigadas, com capacidade para 1 400 pessoas.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros
- PUB -