20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalColectividades a postos para desfilarem na “grande ópera” que são as Marchas...

Colectividades a postos para desfilarem na “grande ópera” que são as Marchas Populares

Momento de apresentação acontece já este sábado na Avenida Luísa Todi, enquanto desfile a concurso decorre nas Manteigadas

 

- PUB -

As sete colectividades que vão participar nas Marchas Populares de Setúbal estão a postos para desfilarem na edição deste ano da “grande ópera” que é o tradicional certame. O termo foi utilizado pelo presidente da Câmara Municipal para descrever as Marchas Populares de Setúbal, cuja apresentação decorreu ontem de manhã na Casa da Cultura.

“As marchas são uma grande ópera que exige a disciplina imposta pelo maestro ensaiador, que requer rigor, aprumo e, acima de tudo, alegria. As marchas serão sempre as marchas, onde quer que se desfile e cante”, salientou André Martins.

Para o autarca, o certame é a “grande festa popular” de Setúbal, lamentando o facto de que “ainda não é este ano que participam todas as freguesias do concelho”, apesar de tal ser “um objectivo”. “Já participaram e, por isso, não será nenhuma novidade alargar esta participação a todas as freguesias. É uma festa de todo o povo e para todo o povo”, frisou.

- PUB -

Em seguida, felicitou “todos os que vão marcar presença nas marchas”, integrados no Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, no Grupo Desportivo Independente, no Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, no Núcleo de Bicross de Setúbal, na União Desportiva e Recreativa das Pontes e na União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.

Além disso, a APPACDM de Setúbal marca novamente presença no certame, sendo que a participação é extraconcurso e enche a autarquia “todos os anos de orgulho”. “As nossas marchas populares, com mais ou menos marchas, com mais ou menos marchantes, são sempre exuberantes de cor e alegria. A festa popular com as suas raízes profundas e que a Câmara Municipal se orgulha de estimular e apoiar”, garantiu.

Na apresentação das Marchas Populares também esteve Pedro Pina, vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, que explicou tratar-se de um momento com “o propósito de lançar aquilo que já está em grande movimento e que está em fase muito adiantada”.

- PUB -

As Marchas Populares voltam a sair à rua já este sábado, para um desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi, pelas 22 horas, com a entrada a ser gratuita. Já o desfile a concurso está marcado para 24 de Junho, pelas 21 horas, no Pavilhão Municipal das Manteigadas. A entrada tem um custo de 3,5 euros e os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura.

Temas e padrinhos das marchas apresentados ontem

Com a Marcha n.º 1, a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, que tem como madrinha Maria João Dias, vai fazer desfilar 60 elementos ao som do tema “Ouro no rio Prata na terra”.

Já o Núcleo de Bicross de Setúbal, com o tema “O que é que Setúbal tem, bem juntinho ao coração?”, é responsável pela Marcha n.º 2, que escolheu Maria do Céu Freitas como madrinha e conta com um total de 77 elementos no desfile.

Com Marlene Couto Ferreira como madrinha, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” está encarregue da Marcha n.º 3. O tema da colectividade é o “Ai Tesourinha Corta, corta, corta já!”, sendo que, no total, vai ter 74 elementos nos dois desfiles.

Em seguida, na Marcha n.º 4, surge a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que tem no papel de madrinhas Carla Lança e Joana Lança e cujos 74 elementos vão desfilar ao ritmo do tema “Isto hoje, vai dar Caldeirada!”.

A Marcha n.º 5 é a do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, vencedor da edição de 2022. A colectividade apresenta como tema “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!”, tem como madrinha Ivone Vieira Dias e faz desfilar 68 elementos.

O Grupo Desportivo Independente é a sexta marcha a surgir na Avenida Luísa Todi, tendo como tema “Doce néctar de Azeitão!”, como madrinha Paula de Melo Cruz e um total de 73 elementos.

A marcha da APPACDM, extraconcurso, apresenta o tema “Setúbal dos Laranjais”, tem como padrinhos Patrícia Rosa e Miguel Assis e vai ter em desfile 54 elementos. Já a Madrinha das Madrinhas é Sara Margarida, eleita em 2022, enquanto o júri é presidido por Teresinha Landeiro e conta com Carlos Subtil (cenografia), Sónia Marques (figurino), Rafaela Gomes (coreografia), Sara Loureiro (letra) e Pedro Rego (música).

Homenagem Grande Marcha de Setúbal dedicada ao poeta Sebastião da Gama

A Grande Marcha de Setúbal 2023, que teve como tema “O poeta da Arrábida”, em homenagem a Sebastião da Gama, conta com letra de José Motrena e música de José Ricardo. Na apresentação das Marchas Populares, o autor da letra revelou ter fi cado satisfeito por o tema deste ano ser dedicado ao poeta.

“Obrigou-me a conhecer melhor Sebastião da Gama. Li muito e tive algumas ideias que resultaram no poema que apresentei ao meu amigo José Ricardo, que gostou e aceitou fazer a música”, disse José Motrena.

Já José Ricardo explicou ter ficado um pouco reticente, mas acabou por aceitar o convite por ter achado a letra “muito interessante”. “Pensei que costumam concorrer compositores de peso, mas ao analisar a letra achei muito interessante e bem elaborada.

A melodia surgiu facilmente, também com aquela letra não foi difícil”, salientou. A Grande Marcha de Setúbal 2023 será cantada pela Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, e apresentada como tema comum pelas seis marchas a concurso.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -