7 Outubro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEspaço de apoio para poupança de energiapassou para a avenida principal de...

Espaço de apoio para poupança de energiapassou para a avenida principal de Setúbal

O serviço é gratuito e tem como objectivo ajudar os que procuram aumentar a eficiência energética da sua habitação

- PUB -

O Ponto de Transição para combate à pobreza energética e aconselhamento da população sadina sobre formas de rentabilizar os consumos energéticos foi relocalizado passado agora para a Avenida Luísa Todi.

Este projecto-piloto a funcionar na cidade de Setúbal, foi inaugurado a 17 de Fevereiro e começou por ser instalado junto ao Mercado 2 de Abril. Agora, o contentor está disponível ao público na placa central da principal avenida da cidade, e aí irá ficar até ao final de Agosto.

Segundo indica a autarquia, o horário de funcionamento do Ponto de Transição é das 10h00 às 14h00, às segunda e quintas-feiras, e das 13h00 às 17h00 às terças e sextas-feiras. À quarta-feira funciona das 10h00 às 17h00. Nos meses de Junho, Julho e Agosto, sempre nos primeiros sábados, o horário é das 10h00 às 13h00.

- PUB -

“O Ponto de Transição, que não cobra qualquer serviço, tem como objectivo ajudar todos os que o procuram aumentar a eficiência energética da sua habitação”, indica a Câmara de Setúbal. Refere ainda que é possível agendar uma avaliação energética, técnica e gratuita, à habitação, no local ou pelo endereço [email protected] ou ainda pelo telefone 925 260 049.

Desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, este projecto encontrou colaboração da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, tendo sido a cidade sadina a primeira a receber o Ponto de Transição. Nesta parceria participa ainda a ENA – Agência e Ambiente da Arrábida, o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente.

“O Ponto de Transição inclui três frentes de acções destinadas a dotar a população de informação e ferramentas adequadas que permitem contribuir para que o País proceda a uma transição energética mais justa e eficiente, para alcançar um maior conforto térmico nas habitações”, explica a autarquia em comunicado.

- PUB -

Refere ainda que este projecto “pretende dar uma resposta inovadora e de proximidade no combate à pobreza energética, promovendo o envolvimento de todos os cidadãos no caminho para a descarbonização”.

O Ponto de Transição, além de conselhos e esclarecimentos sobre como poupar energia e aumentar a eficiências energética das habitações, tem a missão de ajudar as famílias a “definirem estratégias para a redução das despesas com electricidade e gás, apontando financiamentos possíveis e auxiliando na submissão das respectivas candidaturas”, esclarece ainda o município.

 

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -