26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEspaço de apoio para poupança de energiapassou para a avenida principal de...

Espaço de apoio para poupança de energiapassou para a avenida principal de Setúbal

O serviço é gratuito e tem como objectivo ajudar os que procuram aumentar a eficiência energética da sua habitação

- PUB -

O Ponto de Transição para combate à pobreza energética e aconselhamento da população sadina sobre formas de rentabilizar os consumos energéticos foi relocalizado passado agora para a Avenida Luísa Todi.

Este projecto-piloto a funcionar na cidade de Setúbal, foi inaugurado a 17 de Fevereiro e começou por ser instalado junto ao Mercado 2 de Abril. Agora, o contentor está disponível ao público na placa central da principal avenida da cidade, e aí irá ficar até ao final de Agosto.

Segundo indica a autarquia, o horário de funcionamento do Ponto de Transição é das 10h00 às 14h00, às segunda e quintas-feiras, e das 13h00 às 17h00 às terças e sextas-feiras. À quarta-feira funciona das 10h00 às 17h00. Nos meses de Junho, Julho e Agosto, sempre nos primeiros sábados, o horário é das 10h00 às 13h00.

- PUB -

“O Ponto de Transição, que não cobra qualquer serviço, tem como objectivo ajudar todos os que o procuram aumentar a eficiência energética da sua habitação”, indica a Câmara de Setúbal. Refere ainda que é possível agendar uma avaliação energética, técnica e gratuita, à habitação, no local ou pelo endereço [email protected] ou ainda pelo telefone 925 260 049.

Desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, este projecto encontrou colaboração da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, tendo sido a cidade sadina a primeira a receber o Ponto de Transição. Nesta parceria participa ainda a ENA – Agência e Ambiente da Arrábida, o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente.

“O Ponto de Transição inclui três frentes de acções destinadas a dotar a população de informação e ferramentas adequadas que permitem contribuir para que o País proceda a uma transição energética mais justa e eficiente, para alcançar um maior conforto térmico nas habitações”, explica a autarquia em comunicado.

- PUB -

Refere ainda que este projecto “pretende dar uma resposta inovadora e de proximidade no combate à pobreza energética, promovendo o envolvimento de todos os cidadãos no caminho para a descarbonização”.

O Ponto de Transição, além de conselhos e esclarecimentos sobre como poupar energia e aumentar a eficiências energética das habitações, tem a missão de ajudar as famílias a “definirem estratégias para a redução das despesas com electricidade e gás, apontando financiamentos possíveis e auxiliando na submissão das respectivas candidaturas”, esclarece ainda o município.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -