27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoJerónimo de Sousa: “CDU é a única força preparada e com condições...

Jerónimo de Sousa: “CDU é a única força preparada e com condições para governar o Montijo”

Líder do PCP admite “batalha exigente” mas possível de vencer. E até deixou a receita para destronar o PS do poder

 

- PUB -

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, está confiante numa vitória da CDU no Montijo, nas autárquicas do próximo dia 26, pois a coligação, garante, é a única força “verdadeiramente preparada”, que reúne a “experiência” e as “condições” necessárias para governar o município.

A mensagem foi passada pelo líder comunista na última quarta-feira, à tarde, num encontro com a população montijense, que teve lugar na Galeria Municipal. Ao lado de Ana Baliza e Francisco Salpico, cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, Jerónimo de Sousa salientou a determinação da CDU em “avançar e lutar pela mudança no Montijo”.

Uma “batalha exigente”, admitiu, mas possível de “vencer”. E a receita para o sucesso ficou dada: “empenho e determinação dos apoiantes, activistas e eleitos da CDU no esclarecimento e mobilização para o voto em 26 de Setembro”. Até porque os argumentos, de acordo com o comunista, são fortes, já que no Montijo “é reconhecida a intervenção do PCP, da CDU e dos seus eleitos para defender os direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo”.

- PUB -

“Foi a CDU que lutou pelo direito à saúde, por mais e melhores transportes públicos, pelo direito à habitação, pelo apoio aos micro, pequenos e médios empresários, pela requalificação de escolas, pela melhoria das acessibilidades, pelos equipamentos desportivos, pela defesa do ambiente e pela qualidade de vida. Podemos dizer com verdade, que, na maioria das vezes, o PS estava do outro lado, fosse na Câmara ou na Assembleia da República”, disparou, para reforçar que a coligação é “a única alternativa credível capaz de avançar no desenvolvimento sustentado do concelho”.

Aeroporto só em Alcochete

De fora, deixou o tema do novo aeroporto, do qual lançou mão horas antes, pela manhã, em Alcochete onde esteve no apoio a Luís Franco, cabeça-de-lista da CDU a este município – Jerónimo voltou a vincar que a localização do equipamento no Campo de Tiro “é fundamental para o País” e que a opção Base Aérea n.º 6 apenas serve “os interesses da Vinci”.

- PUB -

No Montijo, o líder do PCP alargou o discurso ao plano distrital para realçar o “projecto claro” da CDU que, considerou, “é mais do que uma mera soma de ideias e propostas”, constituindo-se como “uma voz indispensável na defesa dos interesses do concelho e da região, sempre do lado das populações e do interesse público”.

Um projecto alternativo, adiantou, “ainda mais evidente em concelhos como o Montijo”, uma vez que, defendeu, “a maioria PS não se distingue, nas suas opções e gestão, dos concelhos de maioria PSD, apesar de abusar de palavras de esquerda para iludir as verdadeiras orientações e políticas de direita”.

Jerónimo apontou ainda à valorização dos trabalhadores municipais, que no Montijo debatem-se “com a falta de condições de trabalho, segurança e equipamentos”, lamentou. E até deu um exemplo, ao lembrar a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade incluído no Orçamento do Estado para 2021, face à “acção do PCP”.

“Na Península de Setúbal, como em geral no País, todas as autarquias da CDU asseguraram esse direito. E asseguraram-no aplicando pela maior abrangência que a lei permite e com a retribuição mais elevada a esses trabalhadores. Aqui no Montijo é o que se vê: uma aplicação pela metade, mitigada nos seus valores. Bem se pode dizer: eis o PS no seu pior, nas autarquias e no Governo”, atirou.

Neste dia, o secretário-geral do PCP esteve ainda em campanha em Sesimbra, para apoiar o (re)candidato da CDU à presidência da Câmara, Francisco Jesus.

As eleições autárquicas estão agendadas para o próximo dia 26.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -