3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCDU aposta na presença feminina e quer recuperar deputados perdidos em 2022

CDU aposta na presença feminina e quer recuperar deputados perdidos em 2022

Coligação entregou ontem a lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal. Sem objectivos concretos, querem voltar a ter seis (ou mais) assentos parlamentares

 

- PUB -

“Eleger mais deputados”, é este o compromisso da CDU que deu ontem o primeiro passo para a ‘abertura do período eleitoral’ com a entrega, no Tribunal de Setúbal, da lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Setúbal para as próximas eleições legislativas, que se realizam a 10 de Março.

Uma lista que se diferencia pela grande presença feminina, como destacou Paula Santos, cabeça de lista pela força política. “[Esta é] uma lista que integra 11 mulheres e 13 homens, mas de grande participação, era esse o aspecto que queria valorizar, em primeiro lugar da grande participação de mulheres nas listas da CDU, algo que sempre valorizámos e que sempre estiveram presentes nas nossas listas, da importância que é da participação política das mulheres”.

Além da presidente do Grupo Parlamentar do PCP na última legislatura, integram a lista o também deputado Bruno Dias, a antiga deputada do PEV, Heloísa Apolónia, o antigo membro da Assembleia Municipal de Setúbal, Miguel Tiago e Ana Isabel Mendes, nomes que já tinham sido avançados por O SETUBALENSE, a 2 de Janeiro. Estes juntam-se a outros 19 candidatos, descritos pela cabeça de lista como “gente séria”.

- PUB -

“Estamos a falar de gente séria, gente conhecedora do distrito, com trabalho realizado, com provas dadas, e que assumem aqui o compromisso de intervir, de lutar pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores, da população, de intervir e de lutar pelo desenvolvimento do distrito de Setúbal, um distrito com grandes potencialidades, enormes riquezas e que estes candidatos agora entregue nesta lista são candidatos que de facto têm este trabalho, competência, seriedade e que, no quadro do seu trabalho, da sua intervenção é gente que assume de facto um compromisso pelo desenvolvimento do nosso distrito”.

Saúde, Educação e Transportes na matriz de programa eleitoral

Num momento em que se sabe que o círculo eleitoral de Setúbal vai contar com mais um nome na Assembleia da República – perfazendo um total de 19 –, graças ao crescimento populacional, está tudo em aberto para os partidos que concorrem pelo nosso distrito.

- PUB -

O reforço é, de resto, um objectivo que Paula Santos identifica como premente para o sucesso do acto eleitoral. “A expectativa é de facto, e aquilo que é necessário, o reforço da CDU, o reforço do ponto de vista dos votos, do ponto de vista da eleição dos deputados, é nesse sentido que estamos a trabalhar”.

Acesso à saúde, melhores condições na Educação e integração da travessia Setúbal-Tróia no passe Navegante são algumas das propostas eleitorais já adiantadas que, no entender da cabeça de lista, só serão possíveis com o reforço de número de deputados. Há um conjunto de problemas no nosso distrito e que têm de ser resolvidos, estamos a falar de questões que se prendem do ponto de vista de dificuldades no acesso à saúde, questões que se prendem com a Educação, questões que se prendem com os transportes – por exemplo, não só o alargamento da oferta dos transportes, mas também a integração do transporte fluvial entre Setúbal e Tróia, no passe intermodal. Aquilo que é necessário para de facto avançar para melhorar as condições de vida, é dar mais força à CDU e, de facto, reforçar a CDU com mais deputados na Assembleia da República”.

VOTOS | Paulo Raimundo sem “objectivo eleitoral concreto” mas quer mais deputados

O desejo de Paula Santos em querer ver crescer o número de deputados da CDU com assento parlamentar é uma posição já reiterada por Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, que diz querer recuperar os seis deputados perdidos nas legislativas de 2022.

“Nós não colocamos nenhum objectivo eleitoral concreto. Agora, há uma coisa que afirmamos – já afirmei e voltarei a afirmar – é que nós temos como referência recuperar os deputados perdidos em 2022”, disse Paulo Raimundo em declarações aos jornalistas, na passada segunda-feira, na estação ferroviária de Algés, concelho de Oeiras.

Para o líder comunista, isso significa “recuperar o deputado perdido em Évora, em Santarém, recuperar os deputados perdidos em Lisboa, Setúbal e no Porto”, mas também ter “expectativas de ir mais longe”.

Nas últimas eleições legislativas, em 2022, a CDU elegeu seis deputados – um mínimo histórico, que fez com que o Partido Ecologista Os Verdes (PEV) perdesse a representação parlamentar -, em comparação com as legislativas de 2019, em que tinha eleito 12 representantes (10 do PCP e dois do PEV). Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -