27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoJoão Afonso: "Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma...

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

 

- PUB -

João Afonso assume-se como voz contra-corrente no seio do PSD no distrito de Setúbal e defende que o partido tem de “dialogar” e criar “pontes” com o Chega”. No rescaldo das legislativas, o social-democrata, que preside à Comissão Política da Secção do Montijo, desvaloriza o resultado obtido pela Aliança Democrática (AD) neste círculo eleitoral e deixa recados, com duras críticas à mistura, à distrital laranja.

“Nos últimos anos o discurso do partido não colhe no sul do País, em geral, e no nosso distrito, em particular. E o partido não entende isto. Os cidadãos do distrito de Setúbal olham para o PSD não como um partido reformista e popular, com capacidade para alavancar a região, mas sim como um partido que é uma espécie de primo direito do socialismo”, atira, antes de se debruçar sobre os resultados eleitorais de 10 de Março.

“Um partido [PSD] que, no plano político, está há 50 anos no distrito de Setúbal e é ultrapassado a toda a velocidade por outro que está cá há meia-dúzia de anos [Chega]… Isto tem de preocupar-nos. Temos de olhar para esta realidade e não ficarmos agarrados à pequena contabilidade de termos passado de três para quatro deputados [eleitos pelo distrito], o que não deixa de ser positivo.” Até porque, justifica o responsável pela estrutura local do partido no Montijo, o PSD tem de encarar “um problema sério”, tendo em conta que “foi o Chega quem se tornou alternativa ao socialismo no distrito, relegando o PSD para um plano secundário”.

- PUB -

“Temos de ser capazes de mudar esta situação e não termos uma abordagem um pouco fantasiosa e cor-de-rosa no distrito. Temos de ter a humildade de perceber que as pessoas deram-nos um cartão amarelo, no mínimo, e de reconhecer que não temos estado à altura dos acontecimentos”, diz João Afonso, que vai ainda mais longe nas críticas lançadas para dentro do partido.

“O PSD não quer entender o que está a acontecer no distrito de Setúbal. Oiço o que é dito por todos os dirigentes a nível concelhio e distrital e vejo (excepção feita ao Montijo) um total desfasamento da realidade. Temos um problema de fundo, que é o da bipolarização entre Chega e PS, bem vincada nas últimas eleições. Este é um dos mais significativos golpes políticos que o PSD sofreu na sua história no distrito. Obriga-nos a mudar a nossa forma de fazer política. Isto é uma questão de sobrevivência política do PSD nos próximos anos”, afirma.

“Temos de falar com o Chega”

- PUB -

Sem se deter, o social-democrata – que é também vereador na Câmara Municipal do Montijo e que viu ser aprovada, no Congresso Nacional do PSD, logo em Julho de 2022, a sua recandidatura para as autárquicas de 2025 – deixa um alerta e dispara: “Nós perdemos o foco, que deveria ser o combate ao socialismo clientelar e corrupto. Infelizmente deixámos esse objectivo entregue ao Chega, sobretudo, e à Iniciativa Liberal. Não temos esse pensamento político, o PSD é hoje visto como um partido distante e elitizado. Se não acordarmos para a realidade, atendendo a que somos praticamente uma inexistência autárquica na maioria dos concelhos do distrito – com excepção, mais uma vez, do Montijo –, o PSD está em maus lençóis.”

Ao mesmo tempo, aponta o caminho a seguir. “Temos de dizer aos nossos cidadãos que não temos medo de combater esta tropa-fandanga, que é o socialismo e o comunismo, e é preciso de forma clara dizer que é necessário dialogar com o Chega e a Iniciativa Liberal. São precisos entendimentos nas eleições autárquicas de 2025. É preciso que o PSD tenha respeito democrático pelos cidadãos que votaram no Chega e não se ficar apenas por dizer que não considera os eleitores desse partido nem racistas nem xenófobos ou de extrema direita. Precisamos de falar com a estrutura do Chega e estabelecer pontos de convergência”, considera.

A concluir, João Afonso lembra que existe “um clima de medo instalado no sul do País”, face a “problemas com comunidades étnicas que, maioritariamente, desrespeitam as leis e os outros cidadãos” bem como com “o aumento descontrolado da imigração”, a que se junta “falta de segurança, rotura dos serviços públicos e um problema gravíssimo ao nível da habitação”.

Autárquicas 2025 João Afonso defende coligação com o Chega

Nas últimas autárquicas, João Afonso encabeçou a candidatura conjunta de PSD/CDS/Aliança que ficou a 350 votos de ganhar a Câmara Municipal do Montijo. Vai recandidatar-se em 2025 e abre a porta a uma coligação com o Chega. “Não há razão alguma para não nos associarmos e não nos entendermos. No Montijo, o PSD ao longo dos últimos anos tem mantido contactos com todos os partidos, nomeadamente com o Chega. Pela minha parte, o PSD no Montijo está disponível para entendimentos, mas respeitamos a posição do partido e a dos outros partidos. Relevante é perceber que faz sentido que todas as forças não socialistas se agreguem no distrito num projecto que procure alterar e afastar o socialismo clientelar no distrito”, afirma.

Porém, a eventual coligação a que o líder concelhio dos social-democratas aponta será sempre diferente daquela que foi estabelecida em 2021 com CDS e Aliança. “Não é repetível, por várias razões e até porque o CDS está praticamente morto, não tem eleitorado”, remata.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -