2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalProcesso de constituição das NUTS II e III concluído

Processo de constituição das NUTS II e III concluído

Bruxelas formaliza alterações ao regulamento. Ministra Ana Abrunhosa realça, em exclusivo a O SETUBALENSE, triunfo do executivo de António Costa e da Península de Setúbal

 

- PUB -

Agora já é oficial. Está concluído o processo de constituição da Península de Setúbal como, simultaneamente, NUTS II e III, aprovada que foi pela Comissão Europeia a proposta para o efeito submetida pelo Governo liderado por António Costa.

A formalização, por Bruxelas, das alterações necessárias ao regulamento das Nomenclaturas Comuns das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS) foi agora conhecida, apesar da decisão ter ficado tomada em 26 de Dezembro último.

E representa uma vitória quer para o executivo de Costa quer para a região, conforme reconhece a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, em declarações exclusivas a O SETUBALENSE.

- PUB -

“A aprovação pela Comissão Europeia da proposta do Governo de Portugal relativamente à passagem da Península de Setúbal a CIM [Comunidade Intermunicipal]/NUTS III e NUTS II é uma questão de justiça para com o território, sobretudo para as suas empresas e municípios.”

A governante lembra que “a Península de Setúbal será, a partir de agora, uma CIM/NUTS III, o que permitirá, desde já, que o INE comece a produzir informação estatística para o território”. Desta forma, adianta, a Península de Setúbal passa a ter “um programa regional autónomo de fundos europeus, após o PT 2030”, o que “permitirá adoptar medidas mais adequadas ao território e estimar o seu desenvolvimento e maior coesão”.

“Até lá, e já no PT 2030, foi decisão do Governo atribuir taxas de apoio maiores às empresas em actividade na Península de Setúbal, comparativamente às restantes áreas da AML [Área Metropolitana de Lisboa]”, recorda a ministra. E, ainda no âmbito do PT 2030, Ana Abrunhosa salienta que “poderão ser abertas medidas para apoiar investimentos públicos com taxas de apoio majoradas face à taxa média de apoio que é possível conceder no território AML”.

- PUB -

Distrital socialista aplaude

A constituição das NUTS II e III Península de Setúbal já motivou também o aplauso da Federação Distrital do PS, que, em reunião realizada neste sábado, aprovou um voto de congratulação pela concretização do processo.

A distrital do PS, reunida neste sábado, aprovou um voto de congratulação pela conclusão do processo

No documento, enviado à redacção de O SETUBALENSE, a estrutura distrital do PS deixa duras críticas à actuação de PSD, Chega, IL e PAN, ao mesmo tempo que faz um histórico do processo.

“Está criada a CIM Península de Setúbal que vai permitir diferenciar as áreas a norte e a sul do Tejo, dentro da AML. Por iniciativa do Governo do PS, num compromisso assumido pelo primeiro-ministro António Costa, foram dados os passos necessários à alteração da lei de 2013, instituída no Governo do PSD/CDS, de Passos Coelho, e enviada a pretensão para o Eurostat, entidade europeia com responsabilidade no reconhecimento destas divisões administrativas”, começam por lembrar os socialistas.

Com a aprovação da nova lei, em 23 de Dezembro último, “com os votos de PS, PCP, BE e Livre, e a histórica e inacreditável abstenção de PSD, Chega, IL e PAN, e respectiva promulgação pelo Presidente da República, foi feita justiça e reposta a nova designação para a Península de Setúbal”.

Finalmente, adianta a distrital, “a Comissão Europeia, através de um ‘Acto Delegado’, adoptou, em 26/12/2022, o novo regulamento que institui, em toda a sua amplitude, a NUTS II para Setúbal – e consequentemente a NUTS III – que entrará em vigor nos próximos dias”.

Os socialistas reconhecem que o “anterior enquadramento ‘escondeu’ desequilíbrios demasiado evidentes entre as zonas norte e sul da Área Metropolitana de Lisboa” e que “a Península de Setúbal permanece crítica”.

E consideram que, apesar de alguns investimentos de relevo como a AutoEuropa, esta região “tem sofrido algum declínio económico, que não lhe tem permitido superar os valores médios de referência em termos de produção e exportação da Grande Lisboa”.

Agora, com a “nova realidade em curso” será permitida “já, em 2024, a eleição e constituição da CIM Setúbal; a possibilidade de uma maior participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito de fundos europeus; e a participação no desenho do novo quadro comunitário, dado que os trabalhos referentes ao desenho da futura política de coesão, pós-2027, estão a ser iniciados”, concluem os socialistas.

Eurídice Pereira “Este é um momento ímpar na história regional”

Para Eurídice Pereira, deputada socialista eleita pelo círculo de Setúbal e presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, o anúncio de Bruxelas revelou-se “emocionante”. “Este é um momento ímpar de relevo na história regional. É também um exemplo de equidade nacional. Os efeitos que a prazo resultarão para a Península de Setúbal e, consequentemente, para as suas populações são objectivamente importantes e marcantes”, disse a socialista a O SETUBALENSE.

A parlamentar considera que a Península de Setúbal “tem agora uma nova oportunidade para se revelar estrutural e estrategicamente pujante”. E, a concluir, deixa um alerta: “O desafio vai ser aproveitar esta oportunidade de recursos para posicionar a região entre as mais desenvolvidas do País. Temos esta exigência para corresponder. Ao trabalho.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -