29 Fevereiro 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCarta Educativa prevê criação de 33 salas do 1.º ciclo e 14...

Carta Educativa prevê criação de 33 salas do 1.º ciclo e 14 de jardim-de-infância

Carla Guerreiro estima que sejam necessários 89 milhões para a realização de todas as propostas mencionadas no documento

 

- PUB -

A criação de 14 salas de jardim-de-infância, 33 salas para o 1.º ciclo do ensino básico e uma escola secundária em Azeitão são algumas propostas da Carta Educativa de Setúbal.

“A carta educativa tem duas grandes propostas: construção de escolas, ampliação de algumas escolas do 1.º ciclo e da rede pré-escolar, bem como a requalificação das escolas de 2,3 e secundárias do concelho que estão em muito mau estado, conforme o acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP)”, disse à agência Lusa a vereadora da Educação na Câmara Municipal de Setúbal.

“A Câmara de Setúbal estima que sejam necessários 89 milhões de euros para concretizar todas estas propostas. Só para a requalificação das escolas 2 e 3 e ensino secundário são necessários mais de 45 milhões de euros”, acrescentou Carla Guerreiro.

- PUB -

Segundo a autarca, a edilidade sadina pretende iniciar, ainda no actual mandato, a construção de dois novos centros escolares – Barbosa du Bocage e Quinta da Amizade – com pré-escolar e 1.º ciclo para reforçar a oferta da actual escola das Amoreiras e das escolas do Alto da Guerra e da Azeda.

Isto de acordo com as previsões do município para os próximos dez anos sobre as oscilações da população e tendo também em consideração o fluxo de migrantes.

Em nota de Imprensa, a Câmara de Setúbal esclarece que o relatório da Carta Educativa propõe a criação de 14 salas de jardim-de-infância, de modo que nos próximos anos seja garantida a universalidade da educação pré-escolar às crianças desde os três anos, e de 33 salas para o 1.º ciclo do ensino básico, para assegurar o fim dos regimes duplos em todos os estabelecimentos.

- PUB -

O documento elaborado por uma empresa privada, com a colaboração dos serviços municipais, defende também a necessidade de uma escola secundária em Azeitão, bem como a requalificação das escolas básicas de Aranguez, Azeitão, Barbosa du Bocage e Luísa Todi, da Escola Secundária de Bocage e da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

“Aguardamos por linhas de candidaturas e de financiamento e que, eventualmente, até possa ser a Câmara de Setúbal a executar as obras, à semelhança do que já aconteceu com a construção dos centros de saúde, em que o Governo disponibilizou o financiamento e a Câmara de Setúbal executou as obras”, disse Carla Guerreiro.

“Provavelmente, lá para o fim de Abril estaremos em condições de marcar o Conselho Municipal de Educação para elaborar o parecer sobre a Carta Educativa, que depois segue para a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)”, acrescentou a autarca, lembrando que só após a aprovação do Ministério da Educação é que o processo deverá voltar à Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal para ser concluído.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -