19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioEconomiaCriação de empresas aumentou 23% na região depois da pandemia

Criação de empresas aumentou 23% na região depois da pandemia

Tendência positiva de crescimento. Mais de 40% do total das empresas do distrito foram constituídas nos últimos cinco anos. Microempresas dominam

Quarenta e dois por cento das empresas existentes no Distrito de Setúbal foram criadas nos últimos cinco anos e registaram uma facturação equivalente a 10% do volume total de negócios da região. Só no ano passado as constituições de empresas no distrito aumentaram 23%, ao passo que as dissoluções diminuíram 9%. E as insolvências apresentaram uma variação nula em relação ao ano anterior.

- PUB -

Os números foram revelados pela consultora Iberinform com base em dados extraídos do Insight View de 2023 e reflectem a caracterização empresarial do distrito que conta com “7% do total das empresas portuguesas”.

Segundo a Iberinform, em termos de distribuição por concelho, a diversidade empresarial no distrito merece destaque. “Almada, Seixal e Setúbal são os concelhos com maior concentração de empresas, com 24%, 18% e 15%, respectivamente. De seguida, encontram-se Palmela (8%), Montijo (7%) e Barreiro (6%). Os restantes concelhos representam 22% do total.”

As microempresas predominam na região, já que correspondem a “cerca de 90% do total das empresas de Setúbal”. “Apesar da sua dimensão reduzida, estas empresas contribuem para a economia local, representando 11% da facturação total. As pequenas empresas também têm uma presença relevante, correspondendo a 9% do número total de empresas e com uma contribuição de 18% da facturação global. As empresas de média dimensão são aproximadamente 1%, contudo apresentam um volume de negócios de 13% do valor total do distrito”, salienta a consultora.

- PUB -

Mais de metade (58%) da facturação global advém das grandes empresas, não obstante estas representarem apenas uma fatia minoritária (1%) do sector empresarial do distrito sadino. E aqui incluem-se, logo à cabeça, a Autoeuropa e a Navigator que se constituem, respectivamente, como segunda e terceira maiores exportadoras do País (atrás da Petrogal), com um total superior a 4,3 mil milhões de euros de transacções para o mercado estrangeiro.

“A distribuição por sector de actividade das empresas de Setúbal também apresenta uma elevada dispersão, com 43% das empresas a actuarem no sector de serviços, que contabilizam apenas 10% do volume total de negócios do distrito”, aponta a Iberinform. Os sectores em destaque “são a indústria, que apesar de representar apenas 10% do total de empresas de Setúbal, lidera em volume de negócios, com 38% do total, e os sectores denominados como ‘outros’ (28%), que totalizam 37% da facturação global. Este dado demonstra que os sectores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia de Setúbal”, considera a consultora.

Dezoito por cento das empresas do distrito foram constituídas desde há seis e até dez anos e têm “uma facturação de 8%” do total do distrito. Já as que têm entre 11 e 15 anos “representam 11%” do tecido empresarial da região e totalizam “7% do volume de negócios”. As que já levam entre 16 a 25 anos de existência “correspondem a 16% do total das empresas e facturam 19% do total do distrito”. Com mais de 25 anos de funcionamento conta-se “13% das empresas de Setúbal”, que representam “56% da facturação total global”, conclui a Iberinform.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -