1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaO Bando leva à cena teatro inovador com interacção de robot

O Bando leva à cena teatro inovador com interacção de robot

“Nómadas” intitula esta primeira criação do ano da companhia, que sobe ao palco em Vale de Barris a partir de 13 de Abril

 

- PUB -

O que pode resultar de uma narrativa teatral entre actrizes e um robot? A resposta é dada pela mais recente criação do Teatro O Bando, intitulada Nómadas, que vai estar vai estar em cena na residência da companhia em Vale de Barris, Palmela, a partir de 13 de Abril e até 14 de Maio.

Ao longo deste período, de quinta-feira a sábado, às 21 horas, e aos domingos, às 17 horas, o público pode assistir a esta primeira criação do ano do Teatro O Bando.

Nómadas tem encenação e dramaturgia de João Neca, texto de Olga Tokarczuk – escritora polaca Prémio Nobel da Literatura em 2019 – e conta com Ana Lúcia Palminha e Rita Brito no elenco. O espectáculo “insere-se no projecto internacional Play On, uma rede europeia de larga escala que envolve nove companhias de diferentes países que se propõem integrar novas tecnologias na criação teatral como forma de transfigurar a narrativa cénica”, revela O Bando.

- PUB -

“Em Nómadas, as noções de vigilância e de identidade são conceitos estruturantes da abordagem dramatúrgica ao conto de Olga Tokarczuk. A partir deles decidimos aplicar diferentes interfaces tecnológicos em cena, como forma de reflectir sobre o uso diário da tecnologia e de que forma a comunicação entre seres humanos e máquinas acontece”, explica.

Nesse âmbito, a companhia estabeleceu uma parceria com o Departamento de Robótica do Instituto Politécnico da Guarda, que permite que o espaço cénico de Nómadas seja “habitado por um robot automatizado”, o qual, juntamente com as actrizes, “desenhará a narrativa teatral”.

“Através da parceria com o colectivo Cistifellea, com sede em Dortmund, a artista visual italiana Elena Tilli é a responsável pela criação e desenho de vídeo e o músico colombiano Nico Yurgaki assume o desenho de som e a música do espectáculo”, adianta O Bando.

- PUB -

O espectáculo conta ainda com “cenografia de Rui Francisco, figurinos de Catarina Fernandes, desenho de luz de João Neca e Rita Louzeiro, apoio à corporalidade de Catarina Câmara, assistência à direcção artística de Raul Atalaia, investigação de Nuno Atalaia e produção de Diana Martins”.

Antes de cada sessão “será possível jantar mediante reserva” e aos sábados “haverá conversa com a equipa artística”, indica a companhia. Os interessados podem efectuar reservas através de [email protected] ou 910 306 101.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -