27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeConselho Eco-Escolas da LATI faz balanço positivo de actividades desenvolvidas até agora

Conselho Eco-Escolas da LATI faz balanço positivo de actividades desenvolvidas até agora

Parceiros reuniram-se virtualmente com o objectivo de ser feito o ponto de situação a meio do ano lectivo

 

- PUB -

Os conselheiros Eco-Escolas da área de jovens da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI) encontraram-se virtualmente, em reunião que teve como objectivo a apresentação das actividades desenvolvidas neste segundo período lectivo.

No encontro, realizado através da plataforma Zoom, foi dado a conhecer o trabalho realizado até ao momento, quer dentro ou além do plano de acção previamente estabelecido para o presente ano.

Jogos, debates, concursos, acções de sensibilização e iniciativas criativas compõem o leque de acções a que a valência de jovens da LATI se tem dedicado. Nas palavras de Vanda Monte, coordenadora pedagógica da valência de jovens da instituição, “tem sido um ano em que se está a trabalhar bastante nesta vertente do programa Eco-Escolas e da sensibilização”.

- PUB -

“Acreditamos que temos um papel crucial junto da juventude. Eles são o futuro e se estiverem sensíveis a esta situação, se perceberem a necessidade de preservar o planeta nas suas diversas áreas, certamente vamos ter um planeta melhor nas mãos deles e das gerações vindouras”.

“Muros com vida”, “Brigada #Amaromar”, a construção do poster ‘Eco-código’ e um vídeo para assinalar os 25 anos do programa Eco-Escolas foram algumas das actividades apresentadas por Vanda Monte e Natacha Joaquim, da valência de jovens da LATI, e por Rita Candeias, em representação das famílias, sem esquecer a criação de jogos, a celebração do Dia Mundial da Água e o reaproveitamento da água da chuva e que sobra nas horas de almoço.

Entre Setembro e Março, foram ainda dinamizadas acções de sensibilização e recolha de pilhas e baterias e abordado o tema da mobilidade sustentável, uma novidade deste ano, com o debate e iniciativas de sensibilização através do e-book ‘Decojovem’.

- PUB -

Além das actividades contempladas no plano de acção, foram igualmente desenvolvidas outras não planeadas, como o hastear do galardão Eco-Escolas 2020-2021, o concurso “Planta do ano”, pela Sociedade Portuguesa Botânica, a horta pedagógica e a comemoração do Dia da Vida Selvagem.

O próximo passo passa pela recolha de resíduos orgânicos, que motivará em breve acções de sensibilização na instituição, em parceria com o município setubalense, assim como o projecto “O mar começa aqui” terá a sua continuidade.

A reunião contou ainda com a presença de um grupo de alunos da instituição participantes no projecto. No final da apresentação, a jovem Matilde Andrade explicou aos parceiros como desenvolveu uma actividade de construção de jogos com material reciclado, na qual gostou “muito de participar”.

Vanda Monte aproveitou o momento para lançar aos jovens o desafio de serem os oradores da próxima e última reunião deste ano lectivo, a realizar a 3 de Junho.

Futuro Alargamento do projecto a outras valências entre as apostas

Na tarde de dia 30 de Março, a conselheira Maria de Jesus Gonçalves, da direcção da LATI, realçou a importância da sensibilização ambiental e do trabalho em parceria, revelando que “é intenção da instituição alargar, no próximo ano lectivo, a intervenção Eco-Escolas a todas as outras valências da instituição, nomeadamente à creche, jardim de infância, primeiro ciclo e à área de idosos”.

Na reunião, além de O SETUBALENSE, estiveram também presentes Luís Matos, representante da Junta de Freguesia de São Sebastião e Joana Anjos, pela Câmara Municipal de Setúbal, entidades parceiras da iniciativa.

Além das referidas entidades, da direcção e equipa da LATI, dos jovens da instituição e dos respectivos familiares, integram este conselho dinamizador o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -