24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeBiblioteca de Azeitão apresenta mostra colectiva de artes plásticas “Criar em liberdade”

Biblioteca de Azeitão apresenta mostra colectiva de artes plásticas “Criar em liberdade”

Exposição assinala Dia Mundial das Artes, celebrado dia 15 do presente mês, e insere- -se nas comemorações do 25 de Abril

 

- PUB -

A galeria de exposições da Biblioteca de Azeitão acolhe até 21 de Maio a mostra colectiva de artes plásticas “Criar em liberdade”. Organizada pela Junta de Freguesia azeitonense e associações culturais locais, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a exposição pretende comemorar o Dia Mundial das Artes, celebrado no próximo dia 15, integrando igualmente o programa das comemorações do 25 de Abril.

“Esta inauguração marca o arranque destas celebrações em Azeitão, ainda que no dia 23 tenhamos uma visita guiada à exposição, a começar pelas 15 horas, com alguns dos artistas a apresentar as suas obras na primeira pessoa”, explicou Sónia Paulo, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, na tarde de sábado.

Participam na exposição, aberta ao público desde o passado dia 2, duas dezenas e meia de artistas, provenientes de Setúbal, Azeitão e Quinta do Anjo (Palmela) e outros ligados a projectos culturais desenvolvidos na região, que apresentam trabalhos, com tema livre, em pintura, escultura, desenho, aguarela, fotografia, cerâmica, técnicas de vidro e instalação, entre outras técnicas.

- PUB -

Nas palavras de Francisco Palma, vogal da Junta de Freguesia de Azeitão com o pelouro da Cultura, Desenvolvimento Turístico e Lazer, “a exposição pretende dar continuidade a um projecto realizado habitualmente por ocasião do Dia da Mulher, com a intenção de o orientar para um tema livre, com uma maior liberdade, podendo envolver todos e quaisquer temas”.

“Em simultâneo pretende focar dois momentos, uma comemoração das artes visuais em todo o mundo e o 25 de Abril, que também contribuiu bastante para a liberdade de expressão e de criação”, acrescentou.

Foram, neste sentido, convidados “todos os artistas que participaram na última exposição sobre a mulher” e a dinamização da iniciativa contou com o apoio das “associações culturais existentes em Azeitão com representação nas artes visuais, a Universidade Sénior de Azeitão e o Colectivo de Valorização Artística”.

- PUB -

Valorização As bibliotecas enquanto espaços polivalentes

Presente esteve também Carla Guerreiro, vice-presidente e responsável pelo departamento da Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal, que centrou a sua intervenção na valorização do papel que uma biblioteca tem, e pode ter, no sítio onde se insere.

“A biblioteca é um espaço de todos, criado por necessidade. Não existia em Azeitão um espaço deste tipo e faz todo o sentido. Precisamos de continuar a alimentar este espaço e a ter sempre iniciativa de trazer obras de quem é de cá, mas também de fora”, referiu.

“As bibliotecas hoje são muito mais do que em tempos foram. São espaços de cultura e fruição e este tipo de actividades também faz parte do seu presente, tanto em Azeitão como em Setúbal e noutros pólos que ainda queremos dinamizar mais”, adiantou, elogiando o nome dado à exposição e a ligação às duas datas que a mesma comemora, uma vez que “criação é liberdade”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -