28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAISET junta Península de Setúbal em conferência para recuperar acesso a fundos...

AISET junta Península de Setúbal em conferência para recuperar acesso a fundos europeus

Encontro vai decorrer no IPS a 4 de Junho e tem já confirmada a participação de Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas

 

- PUB -

Empresários, autarcas, academia e igreja são algumas das entidades que vão participar na conferência ‘Devolver o Futuro à Península de Setúbal’, desenvolvida com o objectivo de recolocar a região no mapa dos fundos europeus.

Na iniciativa, que terá lugar no dia 4 de Junho no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), vai estar presente a comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira. O encontro visa sensibilizar o Governo para a necessidade de criar uma nova NUTS 2 e 3, para que a região de Setúbal possa voltar a beneficiar de investimentos co-financiados por fundos comunitários.

Na conferência, organizada pela Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), deverá ser discutida a alteração administrativa ocorrida em 2013, que retirou à região a unidade estatística NUTS3, incluindo a Península de Setúbal numa NUT correspondente à Área Metropolitana de Lisboa, com um nível médio de rendimento muito superior, em especial nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais.

- PUB -

Segundo nota de Imprensa da AISET, “com essa alteração, a península, base histórica da indústria no País, perdeu já quatro mil milhões de euros de fundos de coesão do PT2020 e PT2030 e poderá perder mais dois mil milhões se não for, entretanto, criada uma nova unidade NUT que a torne apta a receber fundos de coesão”.

“A solução é criar uma nova NUTS2 e 3, para beneficiar de investimento co-financiado por fundos comunitários. Caso esta alteração não seja feita, as empresas da região vão ficar impedidas de aceder aos fundos de coesão, em particular aos do Pacto Verde para a descarbonização e digitalização da indústria e estão condenadas a definhar e encerrar, com o consequente desemprego e falta de coesão social”, lê-se na mesma nota.

Segundo a AISET, “se a vontade política existir, o Governo apenas tem de comunicar à Comissão Europeia a decisão nacional de instituir a NUTS2 e 3 Península de Setúbal, uma decisão política e administrativa que terá de acontecer até Fevereiro de 2022”.

- PUB -

Além de Elisa Ferreira, está igualmente prevista a presença de deputados eleitos por Setúbal, autarcas e empresários, assim como do presidente da AISET, Antoine Velge, do director-geral da AISET, Nuno Maia, e da professora e Investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Elvira Fortunato.

Foram também convidados para a conferência o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o presidente da Área Metropolitana de Lisboa, Fernando Medina, não estando ainda a sua participação confirmada.

A Península de Setúbal continua a ser uma região industrial de grande importância para o País, dado que tem instaladas algumas das maiores empresas exportadoras nacionais, como a Navigator, a AutoEuropa ou a Secil.

NUTS é o acrónimo de `Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos´, sistema hierárquico de divisão do território criado pelo Eurostat para harmonização das estatísticas regionais dos vários países da União Europeia e que se subdivide em NUTS1, NUTS2 e NUTS3, sendo as duas últimas as unidades administrativas que autarquias e as principais empresas da região reclamam para a Península de Setúbal.

GR // EA // Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -