9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Quinta do Conde: PatinArt lança campanha de donativos para levar atleta Micael Santos à Taça da Europa

Quinta do Conde: PatinArt lança campanha de donativos para levar atleta Micael Santos à Taça da Europa

Quinta do Conde: PatinArt lança campanha de donativos para levar atleta Micael Santos à Taça da Europa

O atleta de 16 anos foi chamado a representar Portugal na Croácia, mas a falta de recursos financeiros pode estar a travar um sonho

Micael Santos, atleta de patinagem artística da Academia PatinArt, sediada na Quinta no Conde, foi convocado para representar Portugal na Taça da Europa da modalidade, que se realiza na primeira semana de Novembro na Croácia, de 4 a dia 6. O atleta de 16 anos, escalão juvenil, já com palmarés confirmado, tem, no entanto, a sua presença condicionada por falta de recurso financeiro.

“A Federação Portuguesa de Patinagem só comporta custos até ao escalão de cadetes, dos 14 aos 15 anos, a partir dessas idades nenhum atleta é comparticipado financeiramente pela Federação na patinagem artística, seja em Campeonato da Europa, Taça da Europa ou Campeonato do Mundo”, lamenta Sónia Pinheiro, presidente da Academia PatinArt.

A adensar a dificuldade para a presença de Micael Santos na Croácia, a academia de que faz parte “não tem recurso financeiros”, afirma a presidente. Em parte, porque se trata de uma estrutura recente, formada em 29 de Março deste ano, e também porque tem de assumir custos logísticos para manter os seus 50 atletas federados, na Federação Portuguesa de Patinagem, a treinarem.

O recurso, assumido pela PatinArt para a participação de Micael Santos, está a ser o pedido à comparticipação financeira de empresas, instituições e cidadãos, através de donativos, para que este jovem que reside no Barreiro e treina na Quinta do Conde, Almada e Montijo possa representar Portugal na Taça da Europa.

“Micael Santos precisa, no mínimo, de 1 200 euros para estar presente na competição e representar o País”, diz Sónia Pinheiro que contabiliza “750 euros para a estadia, voo e carro, mais 300 euros para alimentação e 150 euros para gasolina”.

Os donativos, acompanhados de todos os dados necessários, “terão respectivo recibo”, e têm de ser enviados para o NIB PT50 0007 0000 0065 4520 8872 3 (Academia PatinArt). Por seu lado, a academia compromete-se a “publicitar” quem comparticipou, caso o aceitem.

Além dos 50 atletas federados, entre femininos e masculinos, a PatinArt tem, neste momento, 22 jovens em treinos de experiência, sendo que sete deles estão próximo de ser inscritos na federação. “Este não é um desporto barato, directamente, obriga a custos com os patins e com o fato”, aponta a presidente. Por outro lado, há que acrescentar a “grande disponibilidade de tempo e esforço dos atletas”, acrescenta.

Com sede na Quinta do Conde, a Academia PatinArt conseguiu que lhe fosse cedido o pavilhão da Escola Básica da Boa Água, “mas não tem o piso ideal”, apura Sónia Pinheiro. A resposta para os atletas tem sido também a disponibilidade do pavilhão do Liberdade Futebol Clube, em Almada, e de um espaço no Montijo. Inclusive, para o treino de Micael Santos, a academia teve de alugar um pavilhão em Almada que tem a dimensões necessária para se competir na Taça da Europa.

Quadro de mérito na escola que frequenta, Micael Santos é atleta da Selecção Nacional, tendo já representado Portugal na Taça da Europa em 2019, foi pódio no Campeonato Nacional, chamado à Selecção Nacional para ingressar nos centros de treino, e representou Portugal no Campeonato da Europa de 2022 e, no ano passado, esteve presente na World Cup.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -