23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
De Moda em Moda abre e Toy fecha Feira de Maio onde o toiro é rei

De Moda em Moda abre e Toy fecha Feira de Maio onde o toiro é rei

De Moda em Moda abre e Toy fecha Feira de Maio onde o toiro é rei

Certame apresta-se a celebrar 110 anos de existência. Programa engloba concertos, sevilhanas, fado, largadas e uma corrida de toiros

De Moda em Moda, Golden Gypsies e Toy, danças sevilhanas e fado são alguns dos destaques da programação da Feira Regional de Maio, que vai decorrer entre os dias 23 e 26 na Moita, onde o toiro é rei. Mas o expoente máximo do certame – que se apresta a comemorar 110 anos de vida – é a exaltação a uma das expressões culturais mais antigas do nosso país: o culto da tauromaquia.

- PUB -

Quatro largadas, uma novilhada e uma corrida de toiros dão corpo, entre outras manifestações, à vertente da festa brava contemplada em cartaz. A corrida, a ter lugar na Monumental Daniel do Nascimento, está agendada para as 17 horas de dia 25 e apresenta um cartel composto pelos cavaleiros Leonardo Hernández, Luís Rouxinol Jr. e Tristão Ribeiro Telles, que vão lidar seis toiros da ganadaria Canas Vigouroux. As pegas vão estar a cargo dos forcados do Aposento da Moita do Ribatejo e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

O grupo De Moda em Moda e uma largada de vacas e um toiro, na Praça Daniel do Nascimento, marcam o dia de abertura da feira. O segundo dia do certame engloba várias actividades repartidas pelo Pátio da Feira, pela Praça da República, pela Avenida Dr. Teófilo Braga e também pela Daniel do Nascimento, que recebe a novilhada. Estão programadas a actuação das Sevilhanas Garnacha do Beira Mar Futebol Clube Gaiense, uma noite de fados com Flávia Pessoa, Nélio Nunes, Débora Gamas, Miguel Dias e Raquel Mello, acompanhados por Custódio Magalhães (guitarra) e Vítor Pereira (viola), e uma largada com recolha por campinos e cavaleiros, na avenida, à meia-noite.

O dia 25 arranca com uma aula de zumba na Praça da República (9 horas), local onde vai ter lugar o concerto de Golden Gypsies (22 horas), e com uma largada de toiros na Avenida Dr. Teófilo Braga (10 horas). À tarde destaca-se a corrida de toiros e à noite a actuação do Grupo de Sevilhanas Siempre a Bailar, da Associação de Reformados da Moita, seguida do espectáculo com Campis Del Cante.

- PUB -

O último dia do certame vai contar, na avenida, com nova largada de toiros (10 horas), a actividade Toiro na Praça (12 horas), a 5.ª Prova do Boi da Guia (15 horas) e uma vacada (17 horas). Na Rua 5 de Outubro, onde se realiza o tradicional almoço da feira, a animação é assegurada pela Charanga Huga-Huga do Rosário (14h30) e pelo grupo Alius Vetus. Já no Pátio da Feira actuam DJ Mauro (16 horas) e o Grupo de Sevilhanas Soledad (21h30), que antecede o espectáculo com Corazon Latino (22 horas).

O concerto com Toy, a partir das 22 horas, na Praça da República constitui o prato forte, em termos artísticos, do programa da feira, que encerra à meia-noite com fogo-de-artifício na Caldeira da Moita.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -