23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Santiagro aposta em Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia para perpetuar ligação dos mais jovens à feira  

Santiagro aposta em Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia para perpetuar ligação dos mais jovens à feira  

Santiagro aposta em Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia para perpetuar ligação dos mais jovens à feira  

Os concertos de Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia são os principais destaques da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que decorre, entre 30 deste mês e 02 de Junho, em Santiago do Cacém.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, volta a apostar “num cartaz musical forte” com o objetivo de atrair “o público mais jovem” ao recinto do Parque de Feiras e Exposições e tentar superar o número de visitantes do ano passado, que foram 45 mil.

- PUB -

“O cartaz é obviamente aquilo que tem o maior peso [financeiro] na feira e é o principal fator de atração de pessoas à feira”, destacou o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. O autarca diz que durante os quatro dias do certame não faltarão “inúmeros factores de atração” que justificam a visita à feira.

No dia 30 de Maio, às 10h00 da manhã vai ser abertura da feira, mas só às 17h30 é que se realiza a inauguração oficial de Santiagro com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago de Cacém. Até às 00h00 vão decorrer vários espetáculos, desde batismos equestres, passeio de tuk-tuk e será o início das apresentações de showcookings, na tenda multiusos, e, no dia a seguir, pelo chef Fábio Bernardino.

Do lado da música, Bispo é o primeiro artista a subir ao palco com um espectáculo às 22h30. Dadão actua depois, pelas 23h45 e no final do primeiro dia, já às 00h00 terá lugar a garraiada.  

- PUB -

No dia 31, será possível fazer um passeio de carroça junto ao picadeiro, às 10h00 da manhã. Às 11h30, será a vez de Take Dance, direcionada para as crianças, na zona de animação. Pelas 18h30, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizará o Cortejo da Charanga, e, às 18h45, o presidente da Câmara de Santiago de Cacém vai à recepção do cortejo junto ao edifício do município. Neste segundo dia, às 22h30, Van Zee é o primeiro artista a iniciar os espetáculos de música, e às 00h00 sobe Kura. Para finalizar a festa, Zanova é a última DJ da noite.

A pensar nos mais novos e em especial no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Câmara de Santiago de Cacém, preparou, para todos os dias, um ateliê de Hortas Pedagógicas. No segmento da educação e ambiente, o projeto “O Fluviário Vai À Escola” irá estar presente diariamente com uma exposição de várias espécies de peixes tendo, ao vivo, uma interacção real com o ecossistema fluvial. No final da noite, sobem ao palco Pedro Mafama às 22h45, Smells Like 90s às 23h45 e por fim às 02h30, Kevu.

No último dia de feira, 2 de Junho, tratando-se de um evento de agropecuária, às 15h30 haverá uma demonstração de tosquia de ovelhas e às 16h30 decorrerá uma apresentação de tratamento veterinário dentário ao cavalo. O grupo Coral da Casa do Povo de Cercal do Alentejo CerCante irá realizar uma atuação de cante alentejano no Pavilhão de Exposições, às 17h00.

- PUB -

Acompanhados pelo chef David Vitorino, os visitantes terão oportunidade de assistir a uma prova de vinhos na tenda multiusos às 20h30. Por fim, às 22h30, Nininho Vaz Maia será o último artista da noite e às 02h00 da manhã dá-se o encerramento da Santiagro.

Álvaro Beijinha diz que este ano o cartaz é “muito focado na juventude” e que acredita que esta estratégia, já praticada há dez anos, faz sentido para reforça a ligação dos mais novos à feira e, assim, perpetuar a Santiagro e a identidade local.

Nesta edição, com a subida do valor do investimento da feira no valor de 267 mil euros, uma subida percentual de 2,5% em relação ao ano passado. A Santiagro terá disponível um serviço de comboio, até às 04h00 da manhã, para facilitar a ida dos visitantes à feira. Álvaro Beijinha refere que “aqueles que vivem dentro de Santiago não vão ter a necessidade de levar o carro e o circuito vai ter várias paragens durante o dia e a noite”.

Álvaro Beijinha acredita que “a feira representa bem o dinamismo do turismo do concelho”. Ao longo dos seus mandatos, já de dez anos, Santiago registou uma evolução de 42 mil dormidas para 163 mil e o número de entradas na Santiagro quadriplicou.

Os preços da feira mantém-se. O preço para os quatro dias é de seis euros e o valor diário é de dois euros. No entanto, por iniciativa da Câmara de Santiago de Cacém como apoio ao comércio local, todos aqueles que fazem compras de Natal no comércio tradicional do concelho têm direito a uma senha para entrar na Santiagro. No ano passado, a feira recebeu cerca de 11 mil visitantes através deste projecto.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -