26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPedido para criação da NUTS II Península de Setúbal seguiu para Bruxelas

Pedido para criação da NUTS II Península de Setúbal seguiu para Bruxelas

Ana Catarina Mendes confirma que o Governo intruiu o INE para enviar o pedido. Processo foi ultimado nos últimos dias e terá chegado à União Europeia dentro do prazo previsto

 

- PUB -

O processo para a criação da NUTS Península de Setúbal conheceu desenvolvimentos nos últimos dias e avançou, tal como António Costa havia prometido durante uma visita realizada à Autoeuropa no final de Novembro último.

“O Governo deu instruções ao Instituto Nacional de Estatística [INE] para que procedesse ao envio do pedido de constituição da NUTS II Península de Setúbal para Bruxelas dentro do prazo [para o efeito]”, disse Ana Catarina Mendes a O SETUBALENSE, em nome do grupo dos deputados parlamentares socialistas eleitos por Setúbal.

A socialista remeteu a confirmação para o INE, entidade que O SETUBALENSE contactou hoje ao final da tarde mas sem conseguir obter resposta. O pedido, porém, terá mesmo sido enviado à União Europeia pelo INE, a quem competia dar sequência ao processo.

- PUB -

A proposta para a constituição da NUTS [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] II permitirá autonomizar a Península de Setúbal – que tem estado integrada na NUTS Área Metropolitana de Lisboa – no acesso aos fundos europeus e, desse modo, deixar de estar fortemente penalizada no regime de apoios a grandes empresas ou na atractividade de financiamento comunitário.

A constituição da NUTS II deixa implícita também a criação de uma NUTS III para a Península de Setúbal – a primeira é que determina o envelope financeiro a atribuir ao território, com base nos dados estatísticos definidos pela segunda.

A Península de Setúbal deixou de ser NUTS III para passar a integrar as NUTS II e III da Área Metropolitana de Lisboa, quando o Governo PSD/CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, iniciou em 2013 o processo de alteração das NUTS III no País.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -