27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeComenda: espaço de encontros inter-geracionais

Comenda: espaço de encontros inter-geracionais

No dia 19 de Março a Associação “Cidadãos pela Arrábida” promoveu um piquenique no Parque de Merendas da Comenda

 

- PUB -

No dia 19 de Março a Associação “Cidadãos pela Arrábida” promoveu um piquenique no Parque de Merendas da Comenda. Mais de duzentas pessoas passaram pelo local, entre as 11 e as 17 horas, atraídas pelo facto de o parque ter sido ‘libertado’.

Ao longo dos tempos o parque recebeu várias gerações, festas e convívios, colónias de férias das crianças das operárias conserveiras, famílias e grupos de todo o tipo. É por excelência um espaço para convívios inter-geracionais.

A natureza atinge ali o seu máximo esplendor: a água e a serra encontram-se ao ritmo das marés.

- PUB -

O 25 de Abril aproxima-se e com ele o sonho de que é possível desfrutar gratuitamente deste paraíso, que sempre foi de toda a gente, sem exclusões, maior que a ganância e mesquinhez de um qualquer milionário.

O presidente da Câmara de Setúbal prometeu, no dia em que libertaram o Parque de Merendas, que tudo o que a autarquia lá tinha construído e colocado (e abusivamente raptado…) seria reposto, numa questão de dias, de pouco tempo.

E, realmente à reposição dos grelhadores, mesas e bancos, é um anseio das pessoas mais velhas, sobretudo. As casas de banho são também importantes. E não esquecer o parque infantil que também lá existia.

- PUB -

Ficamos a aguardar. E temos razões para confiar.

A Herdade da Comenda e o fim do Parque Natural da Arrábida

Em 2019 a empresa Seven Properties comprou a chamada “Herdade da Comenda” e começou rapidamente a fazer todo o tipo de construções e modificações de uma forma ilícita e sistemática sob uma capa de modernização e restauração daquela área.

Estas obras põem em causa o usufruto pelas populações de áreas que não podem pertencer a particulares porque são do DOMÍNIO PÚBLICO. Por conseguinte, são do Estado – as razões de existência deste domínio não se prendem com razões de caprichos ou ideologias do legislador, mas normalmente com a segurança dos cidadãos e dos locais.

Os cidadãos que passem pelas áreas viárias que circundam aquela herdade, nomeadamente a Estrada Nacional 10-A, onde foram postos pilaretes e cercados candeeiros e o posto de transformação, e o Caminho Municipal 1056, onde foram apostas vedações na berma da estrada, correm perigo.

Além disto, as obras, desmatação, cortes de caminhos públicos e corta-fogos, desvio e manilhagem de linhas de água, construções e vedações de praias, entre outros, além de porém em causa o usufruto e demonstrarem um profundo desprezo pelas autoridades e população, fazem perecer a flora e fauna locais e põem em risco a existência do parque.

Perante estes desmandos, com a excepção da Câmara Municipal de Setúbal e da Paróquia da Nossa Senhora da Anunciada, todas as medidas tomadas pelas várias autoridades que titulam aquela área têm sido ineficazes.

Mais, quando instadas a dar satisfações sobre esta matéria dificilmente respondem ou não respondem de todo como se não tivessem essa obrigação.

Pergunta-se qual é a legitimidade destas mesmas entidades perante o resto dos infractores, que como não têm as mesmas dimensões também cometem infracções menores? Nenhuma. E sem Estado no parque este vai desaparecer.

*Associação Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -