7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRegião comemora área da saúde com caminhadas e palestras

Região comemora área da saúde com caminhadas e palestras

Datas são assinaladas durante Outubro, com os municípios a prepararem diversas actividades

 

- PUB -

Em Portugal e no mundo, Outubro destaca-se do calendário por ser o mês dedicado à saúde. Além do movimento “Outubro Rosa”, criado nos anos 90, nos Estados Unidos da América, com o intuito de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, Outubro é também o mês onde se assinalam diversas datas comemorativas no âmbito da saúde.

No dia de hoje, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data que pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas.

O município de Grândola vai destacar a data com iniciativas que visam promover a sensibilização e consciencialização para a temática. Marcadas para as 10h30 estão três oficinas terapêuticas, nas instalações da Associação Pais em Rede, promovidas pelo Centro para a Promoção da Saúde Mental “Passo a Passo”.

- PUB -

Na quinta-feira, pelas 15 horas, decorrerá, na sala de sessões da Câmara Municipal, a tertúlia “Promoção da Saúde Mental nos Cuidadores Informais e Pessoas Cuidadas”, em contexto de doença/dependência e morte.

A fechar a semana de comemorações no município, a Câmara Municipal promove ainda uma caminhada com cerca de 8 quilómetros pela vila.

Já o Dia Mundial do Combate à  Obesidade é comemorado amanhã na Unidade Funcional de Consulta Externa do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, com uma exposição a decorrer no espaço até domingo. Esta tem como objectivo principal alertar para um problema de saúde com prevalência cada vez mais elevada no mundo.

- PUB -

Além desta actividade, o Centro Hospitalar do Barreiro Montijo tem reunido, nos últimos anos, em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho, um número crescendo de participantes nas Jornadas da Diabetes. Este ano, o encontro está marcado no Fórum Cultural de Alcochete para o dia 11 de Novembro.

Para o fim deste mês, a começar no dia 28 e com duração até ao primeiro dia de Novembro, está ainda marcado um peditório nacional. De forma a ajudar os doentes oncológicos, a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a receber inscrições de voluntários para quem quiser participar na acção.

As iniciativas na área da saúde têm decorrido desde Setembro, com a realização da 1ª. edição do Encontro Vida Saudável, que se realizou no passado dia 24, na freguesia da Quinta do Conde. No encontro foram dinamizadas diversas palestras nas temáticas da saúde e promovidas algumas acções de bem-estar.

Até ao fim de Outubro, são ainda várias as datas comemorativas na área da saúde. Na quarta-feira, celebra-se o Dia Mundial das Doenças Reumáticas e, na quinta-feira, o Dia Mundial da Visão. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no domingo e o Dia Mundial da Menopausa dois dias depois, a 18.

Já o dia 20 é reservado para o Dia Mundial da Osteoporose e para o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, enquanto a 21 se celebra o Dia Nacional da Luta Contra a Dor. O Dia Mundial da Psoríase é comemorado a 29, assim como o Dia Mundial do AVC. O mês termina com a celebração do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a 30.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -