19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal celebra mulheres ao longo de todo o mês

Setúbal celebra mulheres ao longo de todo o mês

Programa ‘Março Mulher’ já arrancou e engloba várias actividades. Praça de Bocage centra amanhã as atenções

 

- PUB -

Cinema, encontros literários, conversas e formações integram o vasto leque de actividades promovidas pela Câmara de Setúbal, em parceria com diversas instituições, para celebrar ao longo deste mês o Dia Internacional da Mulher.

O concerto da estado-unidense Joan Wasser – que dá pelo nome artístico de Joan as Police Woman – marcou, na passada quinta-feira no Fórum Luísa Todi, o arranque do programa Março Mulher 2022 que prossegue hoje com a exibição do filme “Frida”, de Julie Taymor, no Centro de Cidadania Activa.

Esta é uma das sessões gratuitas de cinema programadas para este espaço, sempre às 15 horas, às segundas-feiras. Assim, no dia 14 estará em exibição “A Troca”, de Clint Eastwood, e a 21 o filme “Harriet”, de Kasi Lemmons. Este ciclo cinematográfico termina a 28 com a apresentação de “As Horas”, de Stephen Daldry.

- PUB -

A aposta na sétima arte não se fica por aí, neste Março Mulher 2022. “O Cinema Charlot – Auditório Municipal também acolhe sessões gratuitas, a começar, no dia 9, às 19h00, com a exibição do documentário ‘O Consentimento não se compra’, seguida de debate sobre o tema da prostituição e da exploração sexual”, anuncia a autarquia.

E para dia 10 estão agendadas, às 10h30 e 14h30, “sessões para escolas com a exibição do filme ‘Woman – Mulher’, de Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand”. Mas há mais. “A 12, pelas 16h00, na Casa do Largo, é apresentado o filme ‘As andorinhas de Kabul’, de Zabou Breitman, e a 20, no mesmo horário, no Espaço 50 Cuts, é possível ver o filme de Haufaa al-Mansour ‘A candidata perfeita’. Os bilhetes para cada sessão têm o custo de um euro”, adianta a edilidade.

Amanhã, Dia Internacional da Mulher, logo pelas 10h00, na Escola Conde Ferreira, o público poderá apreciar uma exposição de poemas contra a violência. E, a partir das 14h00, um grupo de artistas da Artiset vai realizar pinturas ao vivo na Praça de Bocage.

- PUB -

Das 15h00 às 18h00, a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES) “promove a acção de rua ‘Setúbal com + Igualdade’, de auscultação da população e divulgação de propostas sobre a igualdade”. Segundo o município, para as 17h30 “está marcado um momento de microfone aberto, em que pessoas a título individual e instituições do concelho são desafiadas a falar sobre o tema”.

Literatura e conversas

A programação prossegue no dia 10 com o Grupo LGBTI da SEIES a realizar uma reunião aberta, pelas 18h30, no Centro de Cidadania Activa. E às 21h00 a Casa da Cultura acolhe “uma leitura encenada por Joana Manuel”. As entradas, lembra a autarquia, “têm o custo de quatro euros”.

Ainda no plano literário, para dia 21, das 17h00 às 19h00, a Câmara de Setúbal e a Casa da Poesia propõem “uma sessão de poesia no feminino”, na Biblioteca Municipal.

Antes, no dia 18, pelas 14h30, “Sexismo na cidade” servirá de tema a uma conversa a ter lugar no Centro de Cidadania Activa, com as participações de Patrícia Santos Pedrosa, presidente da Associação das Mulheres na Arquitectura, e Joana Bicho, subcomissária da PSP de Setúbal. E para o dia seguinte, 19, está agendada nova conversa, mas na Casa do Largo (15h30) e com a igualdade como temática.

Segue-se a 20, pelas 16h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), a conferência “A luta das mulheres durante o fascismo em Portugal”, com Rita Rato. A sessão contará com uma intervenção artística de Rosa Nunes.

Para 24, a partir das 18h30, o Centro de Cidadania Activa recebe o encontro “O sangue-susto”, sobre os tabus da menstruação, com inscrições abertas para mulheres de todas as idades.

Está também programada uma palestra, com Inocência Mata como oradora, para dia 26, pelas 16h00, no MAEDS. Em foco estará a obra da escritora moçambicana Pauline Chiziane. Uma hora antes realiza-se um “peddy-paper” na zona do Viso, que obriga a inscrição.

Junta de S. Sebastião distribui cravos e dá espectáculo

A Junta de S. Sebastião também preparou um programa de actividades para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Assim, já amanhã a autarquia leva a efeito acções de rua para distribuição de cravos e cadernos de poesia à população feminina da freguesia. E para dia 27, pelas 16h00, está marcado o espectáculo “Deolinda de Jesus canta Alexandrina Pereira”, a realizar no Auditório Bocage.

A Junta de S. Sebastião tinha ainda no programa que preparou para celebrar o Dia da Mulher uma caminhada, para o último sábado, com convívio e lanche no Jardim de Palhais.

Também a Junta de Freguesia do Sado decidiu assinalar a data com a programação de uma caminhada para este último domingo entre o Polo Social e Cultural e o Moinho de Maré da Mourisca.

Os apreciadores deste tipo de actividade podem ainda participar, no dia 20 (pelas 9h00), numa caminhada com concentração no Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -