30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeFilme Terje Vigen no Fórum Luísa Todi musicado ao vivo pelo Coro...

Filme Terje Vigen no Fórum Luísa Todi musicado ao vivo pelo Coro Setúbal Voz

Segunda participação do coro sadino no Film Fest voltou a ter música e direcção do maestro Jorge Salgueiro

  

- PUB -

Na passada quinta-feira, no Fórum Luísa Todi, no âmbito do “Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo de Setúbal”, o Coro Setúbal Voz tornou a musicar ao vivo um filme mudo, desta vez “Terje Vigen” de 1917, realizado por Victor Sjöström a partir do poema épico de Henrik Ibsen, com música da autoria de Jorge Salgueiro, que também dirigiu o coro sadino.

Em 2019, decorreu a primeira edição do Film Fest, que contou com a participação do Coro Setúbal Voz, musicando o filme italiano “L’Inferno” de 1911, de Francesco Bertolini, Giuseppe de Liguoro e Adolfo Padovan, baseada em “A Divina Comédia” de Dante Alighieri.

A autoria da música e a direcção também estiveram a cargo de Jorge Salgueiro.

- PUB -

Em 2004, foi descoberta uma cópia em nitrato colorida com intertítulos em Alemão. A partir desta cópia o restauro digital foi levado a cabo em 2016 pelo Swedish Film Instutite, usando-se em complemento um negativo duplicado anterior. Os intertítulos em norueguês são originais da época. Os tons matizados e coloridos do filme foram recriados usando-se a cópia de nitrato como referência.

Baseado no poema épico de Henrik Ibsen, publicado em 1857, o que imediatamente nos apercebemos em Terje Vigen, é o poder das suas imagens, conseguindo alcançar um equilíbrio emocionante entre narrativa elementar e cenas ousadas, usando o poder da natureza para aumentar a intensidade do enredo.

Ao transformar o poema em imagens, o filme alcançou grande prestígio na Suécia e no mundo, sendo considerado como o ponto de partida da idade de ouro do cinema escandinavo.

- PUB -

O espectáculo contou com a presença da conselheira cultural da Embaixada de Suécia, Maria Linder.

Nos próximos dias 27 e 28 de Novembro, no Fórum Luísa Todi, irão ocorrer dois espectáculos intitulados “Animais, Bichos e Criaturas”, com a participação das três estruturas que compõem a Associação Setúbal Voz: o Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -