28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesFestival Músicas do Mundo quer ser “um porto” para artistas mais e...

Festival Músicas do Mundo quer ser “um porto” para artistas mais e menos conhecidos

É já este fim-de-semana, em Porto Covo, que o evento musical traz ao Litoral Alentejano artistas de todos os continentes

 

- PUB -

O Festival Músicas do Mundo, que atraca em Porto Covo e Sines a partir de sábado, quer continuar a ser “um porto” para artistas mais e menos conhecidos do público, diz o director artístico e de produção.

Em declarações à Lusa, via telefone, Carlos Seixas destaca que a programação da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), que decorre de 22 a 29 de Julho, combinando nomes conhecidos – estreantes e repetentes – e a intenção de “dar palco” a “artistas de várias geografias que têm (…) dificuldade (…) em mostrar aquilo que fazem”.

O FMM é um “local de encontro, um porto, sempre foi, onde se privilegia a compreensão e a aceitação dos outros”, assinala.

- PUB -

Assumindo a “exigência de tentar fazer melhor do que nos anos anteriores”, Carlos Seixas, programador do festival desde a primeira hora, destaca a importância de “alargar audiências para géneros musicais e artísticos alternativos, que são, infelizmente,” vistos como “periféricos” e “menorizados” pela indústria convencional.

O facto de ser a Câmara Municipal de Sines a organizar e financiar o festival (que conta também com outros patrocínios), faz do FMM um caso “extraordinário” na Europa, onde “o serviço público está cada vez mais em perigo e as coisas são feitas dentro de uma perspectiva do entretenimento e não daquilo que é a coisa cultural”, comenta Carlos Seixas.

O director artístico está atento à actualidade e critica o que aconteceu no Porto, com o despejo de vários artistas do centro comercial Stop, um episódio “manifestamente muito triste”.

- PUB -

Na terça-feira, mais de uma centena de lojas do centro comercial Stop foram seladas pela Polícia Municipal “por falta de licenças de utilização para funcionamento”, justificou a Câmara Municipal do Porto.

O centro comercial Stop funciona há mais de 20 anos como espaço cultural e diversas fracções dos seus pisos são usadas como salas de ensaio ou estúdios por vários artistas.

“As instituições agem de uma maneira que não é aquela que é a mais adequada ao tecido cultural e social do nosso país, das nossas cidades. As nossas cidades cada vez se interessam menos por aquilo que é a identidade de uma comunidade”, lamenta.

Num contexto de massificação e festivais de larga escala, o FMM pretende ser “uma festa da diversidade”, resume, destacando que a programação inclui 42 concertos de artistas oriundos de 27 países diferentes.

Entre os artistas já com reconhecida carreira, mas que nunca estiveram no FMM, Carlos Seixas destaca a portuguesa Carminho, Lila Downs (México), The Selecter (Reino Unido), Nneka (Nigéria) e Rodrigo Cuevas (Espanha), entre outros.

Chico César (Brasil), Tinariwen (Povo Tuaregue/Mali) e Al Quasar feat. Al Sarah (França/Arménia/Líbano/Sudão) estão entre alguns dos repetentes.

A delegação portuguesa deste ano inclui, além de Carminho, a banda Expresso Transatlântico (responsáveis pela abertura, neste sábado, às 21h30, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo), Tó Trips Trio, A Garota Não, Maria João e Carlos Bica Quarteto, B Fachada, Rita Braga, Rita Vian e Raia.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Brasil (com Céu, Chico César, Gilsons e ainda, num concerto especial, a Orquestra Maré do Amanhã) e Guiné-Bissau (Eneida Marta, Super Mama Djombo e Tabanka Djaz) têm as maiores delegações.

Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe também marcam presença nesta edição, respectivamente com Tubarões, Ghorwane e África Negra.

Além disso, Carlos Seixas recorda que o FMM “não é só concertos”, referindo as iniciativas paralelas, que pretendem continuar a ser um “agregador e motor da produção de pensamento e da descoberta cultural”.

Nas 23 edições que já leva de vida, o FMM acolheu mais de 3.600 artistas de uma centena de países e regiões.

Em 2017, o FMM recebeu o EFFE Award, atribuído pela European Festivals Association, por ser um “dos mais influentes festivais europeus”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -