26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscola D. João II abre portas à cultura do cinema português

Escola D. João II abre portas à cultura do cinema português

Documentário biográfico “Zé Pedro Rock’N’Roll” foi exibido no auditório da escola secundária e contou com a presença de dezenas de alunos.

 

- PUB -

Foi a partir da iniciativa e da atividade do Clube de Cinematografias da Escola Secundária D. João II que o premiado realizador português, Diogo Varela Silva, foi convidado a exibir, no auditório escolar com a presença de dezenas de alunos, o documentário biográfico “Zé Pedro Rock’N’Roll” no dia 18 de Maio pelas 10h10.

Esta obra cinematográfica, que conta com uma duração de 100 minutos, fala sobre a vida do lendário guitarrista da banda portuguesa Xutos e Pontapés, que faleceu no ano de 2017. Desde a infância em Timor até aos palcos onde se tornou uma estrela de rock, esta metragem dá a conhecer o artista enquanto pessoa e profissional no mundo da música.

Diogo Varela Silva revelou a O SETUBALENSE que a ideia para o documentário, estreado em 2019, “não era nova”, já que o próprio tinha falado com Zé Pedro sobre a ideia, mas, devido a outros projectos, o documentário acabou por “ficar para traz”.

- PUB -

“A criação deste documentário foi a minha maneira de fazer luto, foi a minha maneira de lidar com a perda de um amigo”, desabafou o realizador.

Fora do contexto do filme, Diogo Varela, expressou a importância de “trazer o cinema português” até às escolas para junto dos alunos e que é relevante “habituar e formar o público escolar” a ver obras portuguesas.

Já Ramiro Sousa, director da Escola Secundária D. João II, disse que a iniciativa foi “muito importante” para mostrar que a escola “está aberta á comunidade” e que a vida “não é só a parte académica”, mas também é cultura.

- PUB -

“Todos os anos temos iniciativas como esta em múltiplas áreas. O clube de cinematografias, dentro do Plano Nacional de Cinema, já faz vários eventos ao longo do ano escolar, esta á mais uma”, explicou.

O Clube de Cinema da escola foi fundado à cerca de 15 anos e é, neste momento, coordenado pela professora Maria João Reias. Segundo Ramiro Sousa o grupo é “muito ativo”, promove o “conhecimento de vários tipos de cinematografia” no seio escolar e que a cada ano que passa “tem mais membros”.

No final do documentário os alunos falaram com o realizador Diogo Varela sobre a obra cinematográfica e sobre como é a produção e qual o trabalho por de trás de um filme.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -