27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscolas vão receber verba para programa que promove literacia sobre oceanos

Escolas vão receber verba para programa que promove literacia sobre oceanos

Investimento de 12 mil euros vai ser distribuído por seis agrupamentos e estabelecimentos de ensino não agrupados

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal vai conceder um apoio de 12 mil euros aos seis agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho no âmbito de um programa de literacia da protecção dos oceanos.

A medida foi aprovada na passada quarta-feira em reunião pública da câmara sadina onde ficou também decidido que vão também ser concedidos apoios logísticos aos estabelecimentos de ensino “no âmbito do programa, de modo a implementarem a estratégia de comunicação delineada pela coordenação nacional, a nível local, e adaptada à realidade e necessidade do concelho e das escolas”, explica a autarquia em comunicado.

A deliberação camarária que obteve aprovação refere que o projecto “distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de literacia do oceano que aproxima escolas, professores, alunos, sector do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel activo na educação marinha”.

- PUB -

Tem ainda o objectivo de estimular “as escolas a trabalhar o oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com
reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros”.

A iniciativa em questão tem o nome de “Escola Azul” e descreve-se como um “programa educativo do Ministério da Economia e Mar, que tem como missão promover a literacia do oceano e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para
a sustentabilidade”.

Na verba estão abrangidos os agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Lima de Freitas, Luísa Todi, Ordem de Sant’Iago e Sebas- tião da Gama e Escola Secundária D. Manuel Martins, que receberão “em pares iguais de dois mil euros por cada um dos envolvidos”, explica a mesma nota.

- PUB -

Desde 2020 que o executivo camarário tem uma equipa formada para trabalhar com as escolas aderentes na realização e divulgação destes projectos na comunidade educativa, estabelecimentos de ensino e parceiros locais.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -